NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
As Caras da Educação

Quem faz a educação acontecer no Brasil. Artigos, crônicas e histórias de alunos, professores, pais e todos aqueles que contribuem com a educação no país.

A rede social e o jornal on-line para encantar e aprender colaborativamente

A experiência a seguir teve como público-alvo um total de 34 alunos, com faixa etária entre 13 e 15 anos, de uma turma de oitavo ano da E. M. Maestro Pixinguinha, localizada em uma comunidade carente da cidade do Rio de Janeiro, denominada “Morro do Juramento”.

No início de 2013 assumi a regência dessa turma. O diagnóstico inicial foi o pior possível: alunos apáticos quanto às atividades propostas, alguns apresentando sérios problemas disciplinares, uma produção textual, capacidade de refletir e de se expressar em relação ao mundo muito aquém do esperado para a série. Na sala de aula percebi vários alunos focados em celulares e o primeiro impulso foi o de inibir, entretanto aquela situação me chamou atenção para uma possibilidade: por que não utilizar espaços virtuais, onde os alunos já estão e pelos quais tanto se interessam, para levar o conteúdo da aula para além do espaço físico escolar?

Voltei-me para o planejamento das aulas e, ao analisar o currículo, identifiquei que todos os elementos que fazem parte de um jornal estavam presentes no material didático enviado pela Secretaria de Educação: crônicas, carta do leitor, entrevistas, manchetes, etc. Resolvi então criar uma estratégia para estimular a participação dos alunos, aumentar sua autoestima, estreitar a relação, torná-los protagonistas do processo e me aventurar pelo espaço virtual.

O projeto consistia em construir um jornal escolar on-line utilizando a ferramenta Wiki – um sistema colaborativo de construção de conteúdo. A primeira ação foi convidar os alunos para que “curtissem” minha página no Facebook com o intuito de provocar discussões e até mesmo divulgar a participação nas aulas com postagens e fotos. Para a elaboração do jornal, contei com o auxílio de alunos do Mestrado e Doutorado em Tecnologia da UFRJ, que customizaram o sistema para o projeto.

O envolvimento foi emocionante! De repente via alunos entrevistando merendeiras, equipe de limpeza, pais, investigando problemas e indagando soluções, testando logins e senhas da Wiki, enviando e-mails com dúvidas e combinando encontros. O resultado foi além do esperado e tive a grata satisfação de perceber que é possível fazer algo motivador e que, com visão de futuro, ouvindo e percebendo os alunos e com muito entusiasmo para encantar, é possível mudar cenários.

VINÍCIUS FARIAS SANTOS

VINÍCIUS FARIAS SANTOS

Sou Professor Regente de Língua Portuguesa da Escola Municipal Maestro Pixinguinha, integro o Núcleo de Inovação em Educação da Fundação Getulio Vargas e sou Assessor de Mídias Sociais e Comunicação do projeto de aulas virtuais, Educopédia, da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais do Rio de Janeiro. Aluno do MBA com ênfase em Gestão da Fundação Getulio Vargas e Graduado em Letras (Língua Portuguesa e Literatura) pela UNIGRANRIO. Tenho 28 anos, carioca, estudei em escola pública e por isso mesmo sou encantado pela possibilidade de, principalmente, ajudar a construir valores e participar da formação de cada cabecinha que passa pela minha vida. Os Nativos Digitais e a Tecnologia na Educação me interessam bastante, por isso escrevi alguns artigos com essa temática, criei uma página no Facebook e o jornal on-line "Expresso Pixinguinha" com uma de minhas turmas: https://www.facebook.com/pages/Professor-Vin%C3%ADcius-Farias/464292873603850?hc_location=timeline , http://expressopixinguinha.shoutwiki.com/wiki/P%C3%A1gina_principal .

Deixe seu comentário

(7) Comentários


  • Margareth Paixão • 05/11/2013

    Parabéns!!!!!!!!


  • Neide Martello • 11/10/2013

    fala meu orgulho, saudades de você e feliz de saber de sua vitoria..sucesso sempre...bjkinhas


  • Marcelle Lontra • 08/10/2013

    Parabéns pela iniciativa! Que boas práticas não sejam abafadas pelas dificuldades de ser professor nas condições atuais do sistema de educação brasileiro.


  • Daia Ferraz • 08/10/2013

    Muito bom, você soube motivar, despertar e incentivar o interesse desses jovens em direção ao aprendizado e um mundo cheio de novidades até então desconhecidas para eles. Incentivou relações e interação. Parabéns!!


  • Ana Regina Farias Santos • 07/10/2013

    Eu Gostei!


  • Damião B. LIma • 04/10/2013

    São professores comprometidos que fazem a diferença na rede Municipal do Rio de Janeiro, é uma pena que o prefeito não percebe e não invista de fato em EDUCAÇÃO E EM EDUCADORES.


  • Mario Mangabeira • 20/09/2013

    Excelente prática! Um exemplo real dos "multiletramentos" na escola , segundo Roxane Rojo! Parabéns! (=




Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar