NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
As Caras da Educação

Quem faz a educação acontecer no Brasil. Artigos, crônicas e histórias de alunos, professores, pais e todos aqueles que contribuem com a educação no país.

O projeto minha escola, minha vida, foi pra mim...

A minha inspiração para a alfabetização foi: Paulo Freire. Ele ensinara que educar é ir além das paredes da escola,e era exatamente o que eu desejava.A caminhada inicia em 2008,em uma zona rural, eram 18 alunos de 6 anos.Todos os dias traziam alguma história, recordação e experiências das suas próprias vivências,despertaram em mim a ideia que abrilhantaria aquele ano inteiro. Imaginei que,seria possível usar o cotidiano de cada um como ferramenta para a construção da seu conhecimento,tornar a alfabetização significativa. Reuni as famílias dos alunos e fiz a proposta:visitar os alunos com toda a turma semanalmente e faria da visita nascia o projeto Minha escola, minha vida.

Na primeira visita,a mãe já nos esperava na porta sorridente,era a hora do contexto se tornar conhecimento. Entrando na casa fomos ao quarto do aluno,estávamos entrando no mundo que ele mesmo construíra.Na cama tinha a colcha do homem-aranha,pedi que nos contasse o que sonhava a noite quando dormia naquela cama de super herói, ele sorriu.mostrou seu brinquedo favorito, sua bicicleta,mostrou o animal de estimação o cachorrinho chamado Totó. Na sala perguntei o nome do pai,da mãe ,os olhinhos ardentes de curiosidade observavam todo o movimento. Ao fim da visita pedi que a mãe contasse uma história, meu aluno correu no quarto e pegou um livrinho da Branca de Neve.Naquele dia estávamos lotados de informação,sabíamos muito sobre aquele amigo,éramos, em toda a sua literalidade, amigos. Na volta observamos o caminho e,ao chegar,comecei a explorar tudo que vivemos.Anotei o nome da mãe,pai, brinquedo e animal de estimação,a partir dessas palavras geradoras porque foram vivenciadas,tocadas e sentidas.

Era emocionante, eles tinham propriedade do que falavam,vi no projeto um caminho de amor a alfabetização. No ano seguinte com uma amiga fizemos juntas, pois eram duas turmas de 2ºano.Ela criou uma música para o projeto e íamos cantando pelo bairro:“viemos pra escolar aprender/e hoje estamos felizes porque viemos pra escola aprender/ a sermos educados com os outros/a respeitar nossos amigos e estudar para vencer por isso viemos pra escola aprender”. Eram 45 alunos envolvidos. Uma mãe que tínhamos era surda,no momento da história ficou aquele silêncio nisso entra pela porta o avó e diz “Ué, vim contar história aqui,” Foi tão emocionante que me faltam palavras para descrever. Assim foi o projeto, uma viagem ao mundo de cada criança, aos seus significados integrando cada um a sua comunidade.

Eliane de Paula rocha

Eliane de Paula rocha

Sou Eliane de Paula Rocha ,o projeto "livro pra ler, cidade pra conhecer" é realizado na Escola Municipal Crispim Bias Fortes em Barbacena Mg.

Deixe seu comentário

(6) Comentários


  • Tania Rodrigues • 26/02/2015

    Parabéns pelo belo trabalho. Dirigi uma escola de área rural e fizemos muito isso, ir à casa dos alunos, partir do conhecimento deles. Isso é tão gratificante e a aprendizagem se faz de maneira saborosa. Tenho uma página no face: Diário de uma pedagoga e compartilhei sua experiência lá, possuo também dois grupos Pedagogos em ação e Diretores em ação. Te convido para conhecer e participar dos 3, sua experiência abrilhantrá nossas páginas. Sou pedagoga aposentada por laudo médico e essa foi a forma que encontrei de continuar lidando com educação e colaborando com professores, pedagogos e estudantes de pedagogia. Abraços.


  • Maria Clara Menezes • 12/11/2013

    Parabéns!!Acompanhei esse projeto ,sou mãe de um aluno e foi um encanto


  • Paula Roberta Cobuci Chaves • 30/10/2013

    Essa minha amiga é show!!!!!!


  • Bruna de Faria • 30/10/2013

    Esse projeto é uma excelente oportunidade de aprendizado...


  • Lucas Magelle • 30/10/2013

    Adoro o projeto e acho muito bom aprender assim!!!!


  • Pedro Henrique • 30/10/2013

    Esse projeto é muito bacana!!!




Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar