NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Multimídia

Confira os vídeos educativos que podem complementar o trabalho em sala de aula e favorecer a aprendizagem

27/06/2017 às 16:37 por Marcelo Abud

"Abrace uma carreira" esclarece profissões para os jovens pelo rádio

Programa traz professores da USP para responder dúvidas dos estudantes
  • ()
  • (0)

    Se você for no supermercado e comprar uma pasta de dente, você paga imposto.
    Um pouquinho desse imposto vem pra universidade.
    E nós temos que devolver isso em educação e cultura.
    A rádio está inserida nesse contexto” 
    (Dagoberto Alves – diretor da Rádio USP)
     
     
     
    Participantes do programa sobre a carreira de um historiador. Da esquerda para a direita: Miriam Ramos, as historiadoras Ana Paula Torres Megiani e Daisy Perelmutter e os estudantes Marcella Afonso, Noemi Silva e Eduardo Tomaz  (Crédito: Marcelo Abud)
     
    Uma boa parcela dos estudantes conclui o Ensino Médio sem conseguir definir que faculdade fazer. Diante de tantas opções e tendo de tomar essa decisão quando ainda se é muito jovem, toda orientação é bem-vinda. Levando em conta esse desafio, desde 15 de outubro de 2015 a Rádio USP estabelece uma ponte entre as formações oferecidas pela Universidade de São Paulo e as escolas.
     
    Intitulado “Abrace uma carreira”, o programa levado ao ar pela rádio apresenta e tira dúvidas dos jovens sobre cursos da USP e as respectivas possibilidades que oferecem. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências na área em que atuam. Segundo a apresentadora e produtora Miriam Ramos, “a ideia do ‘Abrace’ é trazer pessoas da profissão para responder dúvidas que esses alunos têm e também colocar a universidade como um lugar acessível”. 
     
    Veja também:
     
    O diretor da rádio, Dagoberto Alves, ressalta o caráter de emissora pública. Para ele, pelo fato de ser mantida com impostos dos cidadãos, é obrigação da USP FM retribuir com conteúdos ligados a educação e cultura. Sobre o “Abrace uma carreira”, ele afirma que “havia um distanciamento entre os professores da USP e os da rede pública. Hoje há uma integração. Vem um professor da USP no programa. Esse professor dialoga com um grupo de estudantes e com o professor desses estudantes”. Dagoberto conclui que isso abre a possibilidade para que os participantes do programa conheçam a universidade e percebam que é possível cursá-la, visto que, segundo ele, “há uma percepção de que só entra rico na USP”.
     
    Além de Miriam Ramos e de Dagoberto Alves, no áudio, você acompanha os bastidores de uma edição do programa, que contou com a professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Ana Paula Torres Megiani, a socióloga e pesquisadora de história oral Daisy Perelmutter e com os alunos da Etec Professor Basilides de Godoy, localizada na zona oeste de São Paulo,  Eduardo Tomaz da Silva e Noemi Silva Xavier. Após participar do programa, Noemi conclui: “a gente tem que fazer aquilo que gosta mesmo, independente do dinheiro e isso é muito bom. Esse programa abre a nossa mente em relação às profissões”.
     
    O “Abrace uma carreira” vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz em São Paulo, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. As edições que já foram ao ar podem ser ouvidas e baixadas neste endereço. Grupos de professores e alunos interessados em participar do programa devem entrar em contato com a jornalista Miriam Ramos pelo e-mail miriamramos@usp.br. A partir do segundo semestre, algumas edições serão gravadas em escolas, que podem solicitar a ida da equipe por esse mesmo endereço eletrônico. 
     

    Deixe seu comentário

    (0) Comentários


    Participe

    Opine sobre este conteúdo

    pessoas gostaram disso

    As notícias mais curtidas

    Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

    • Flávio Rodrigues
    • Jéssica Miranda
    • Mariani Silva
    • Dartagnan Freire
    • Elza Castro
    • Tatiana Campos Leonardo
    • Itamar Raul de Morais
    • Carolina Natel

    Plano de Aula

    Suas melhores aulas agora como referência.

    Enviar

    As Caras da Educação

    Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

    Enviar
    Participe

    Login

    Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

    Já sou cadastrado

    Esqueci minha senha

    Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

    Sucesso!

    Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

    Voltar para a tela de login

    Não sou cadastrado

    É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

    Fechar