NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Multimídia

Confira os vídeos educativos que podem complementar o trabalho em sala de aula e favorecer a aprendizagem

16/05/2017 às 13:10 por Marcelo Abud

Museu da Imaginação convida crianças ao aprendizado pelo brincar

Escolas públicas podem acessar atividades do museu gratuitamente por meio de visitas sociais
  • ()
  • (1)

    “Tem imaginação, tem inspiração, tem amizade,
    aqui tem até uma sala com um monte de planetas.”
    (Karollany Gabriela, de 11 anos)
     
     
    Karollany posa ao lado de seu desenho (crédito: Marcelo Abud) 
     
    Brinco, logo imagino. Essa é uma ideia que pode ajudar a entender a proposta do Museu da Imaginação, localizado no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo. Enquanto se diverte, a criança aprende sobre a natureza, locomoção e também a conviver e trocar experiências com outros grupos. Para a cofundadora, Andrea Lopes, um dos aspectos que diferencia o espaço de outros museus destinados a crianças que existem em vários países é a associação dessa diversão com a arte. “A arte impacta a criança e foi por isso que a gente juntou a arte com a diversão. Brincar é divertido, é lúdico e dá para a gente absorver conhecimento brincando”, afirma.
     
    O contato com a arte se dá literalmente, já que as crianças podem tocar, brincar e são estimuladas a desenvolver obras próprias. A coordenadora do setor Educativo do museu, Fernanda Guedes, afirma que um espaço de lazer com viés cultural aumenta a autoconfiança do visitante e permite a construção de um senso que é, ao mesmo tempo, crítico e transformador. “ Acredito que tanto a arte como o brincar proporcionam isso”, completa Fernanda. 
     
    No áudio, você acompanha uma visita social, quando o museu – que é particular e cobra ingresso – abre suas portas sem custo para instituições e escolas públicas. Esse convívio de diferentes grupos nos espaços do museu gera o contato com a diversidade e, de acordo com Fernanda, faz com que as crianças percebam valores como a cooperação e a empatia.
     
    “Às vezes, você está brincando e você não conhece a pessoa, mas a brincadeira, o desafio vai te levando a aproximar as relações. A gente trabalha aqui muito o afetivo e a compaixão também”. No dia em que estivemos no local, crianças atendidas pela SASF (Serviço de Assistência Social à Família)Jaçanã e portadores de deficiência mental do Instituto Indianópolis compartilharam os dois mil metros quadrados, divididos em três ambientes totalmente dedicados ao livre brincar, que oferecem diversas experiências sensoriais. 
     
    Escolas públicas que tenham interesse em visitar o museu devem entrar em contato com Kely Umbelino, pelo (11) 2645-7590 ou pelo e-mail: kely@museudaimaginacao.com.br.
     
    O museu conta com monitores que estimulam o processo criativo e imaginativo das crianças, valorizando a liberdade de escolha e a expressão delas. Há ainda conteúdos em libras, audiodescrição e Braille, que permitem o acesso de todos.
     
    Créditos:
    As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: Imagine (Hugh Martin / John Lennon / Paul McCartney / Ralph Blane), com John Lennon, e Ora Bolas (Paulo Tatit), com Palavra Cantada.
     
    Links:
    - Visite o site do Museu da Imaginação.
    - Ouça entrevista com Marilena Flores Martins, fundadora da IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar - e consultora pedagógica do Museu da Imaginação. 

    Deixe seu comentário

    (1) Comentário


    • ROSELIA • 28/05/2017

      BOM DIA! FIQUEI ENCANTADA COM AS PROPOSTA DO MUSEU DA IMAGINAÇÃO E GOSTARIA MUITO QUE NOSSOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL PARTICIPASSEM . JÁ PASSEI UM WATSZAP PARA A COORDENAÇÃO PARA ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS, PARA AGENDAR PARA O MÊS DAS CRIANÇAS OU ANTES NÃO SEI. . APENAS QUERO SABER QUAL O VALOR DA ENTRADA. MUITO OBRIGADA

      • Marcelo AbudROSELIA • 28/05/2017

        Oi, Roselia. Para alunos da rede municipal, o Museu oferece o que chama de "visita social" e a entrada é gratuita. Você pode se informar pelo (11) 2645-7590 Fico feliz que tenha imaginado e vivido o encantamento do espaço.


    Participe

    Opine sobre este conteúdo

    pessoas gostaram disso

    As notícias mais curtidas

    Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

    • Flávio Rodrigues
    • Jéssica Miranda
    • Mariani Silva
    • Dartagnan Freire
    • Elza Castro
    • Tatiana Campos Leonardo
    • Itamar Raul de Morais
    • Carolina Natel

    Plano de Aula

    Suas melhores aulas agora como referência.

    Enviar

    As Caras da Educação

    Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

    Enviar
    Participe

    Login

    Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

    Já sou cadastrado

    Esqueci minha senha

    Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

    Sucesso!

    Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

    Voltar para a tela de login

    Não sou cadastrado

    É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

    Fechar