NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Multimídia

Confira os vídeos educativos que podem complementar o trabalho em sala de aula e favorecer a aprendizagem

28/06/2016 às 15:33 por Marcelo Abud

YouTube: vídeos longos podem desenvolver habilidades e aprendizados

Iberê Thenório e Pirula são exemplos de produtores de conteúdo que fogem ao padrão da internet
  • ()
  • (0)

     
    Iberê Thenório tem mais de 6 milhões de inscritos
    em seu canal no YouTube

     
    Quando pensamos na produção do conteúdo para a internet, a lógica desta mídia é a curta duração e a pouca profundidade na abordagem dos temas. Certo? Talvez não seja bem assim. Alguns canais apostam na longa duração, no aprofundamento e na abordagem detalhada dos temas. E arrastam multidões. 
     
    Canais que se propõem a responder perguntas, mostrar experiências científicas ou gerar questionamentos a partir do debate sobre a vida cotidiana conquistam uma imensidão de jovens internautas, que buscam conteúdos inteligentes no ciberespaço. 
     
    O biólogo Paulo Miranda Nascimento, o Pirula, atingiu recentemente 30 milhões de visualizações, nos vídeos sobre política, religião, temas da atualidade e ciência (seu assunto favorito). Eles raramente têm menos de 30 minutos, são gravados no seu próprio quarto e usam a polêmica como arma para despertar o conhecimento.
     
    Pirula atribui à tristeza de ver a ciência tratada de maneira equivocada e com muitas mentiras como o ponto de partida para abrir o canal. Ele lembra uma entrevista que assistiu no “Programa do Jô” em que um climatologista afirmava que o efeito estufa era uma farsa. Indignado, Pirula pesquisou e reuniu depoimentos para um vídeo com o qual conquistou o Shorty Awards, o “Oscar” das mídias sociais, na categoria Educação, em 2014. 
     
    Iberê Thenório, o criador do canal Manual do Mundo, explica que a duração pode se maior porque mudou o jeito de acessar a web. “Você pode assistir deitado na cama, com o celular na mão, no banheiro, onde você quiser. Isto permite que as pessoas assistam a horas de vídeo, sem ficar cansadas”, defende.
     
    Em seu canal, ele reúne experiências, receitas, desafios, pegadinhas e mágicas, e mostra como é possível apresentar um conteúdo de qualidade de uma maneira absolutamente sedutora. Reconhecido entre as dez personalidades mais influentes entre jovens de 14 a 17 anos, das classes A, B e C, de acordo com levantamento da revista Meio & Mensagem, os conteúdos são tema das conversas de crianças e jovens fascinados pelos vídeos que podem começar com perguntas inusitadas como “por que comendo salada você emagrece, mas uma vaca engorda comendo só capim?”. 
     
    LINKS
    - Vale conhecer também o Nerdologia e acompanhar o pioneiro PC Siqueira
     

    Pirula se destacou em premiação mundial na
    categoria Educação
     
    Créditos: as músicas utilizadas nesta edição são os temas de abertura dos canais Manual do Mundo, composto pelo próprio Iberê Thenório, e do Pirula, composto e produzido por ele e por Bruno Cesar Bastos. As versões pop-rock da música tema do Manual do Mundo foram enviadas por fãs do canal e interpretadas por Edson Quintilhano e por Matheus Evangelista. As imagens foram extraídas dos próprios canais dos youtubers.
     

    Deixe seu comentário

    (0) Comentários


    Participe

    Opine sobre este conteúdo

    pessoas gostaram disso

    As notícias mais curtidas

    Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

    • Flávio Rodrigues
    • Jéssica Miranda
    • Mariani Silva
    • Dartagnan Freire
    • Elza Castro
    • Tatiana Campos Leonardo
    • Itamar Raul de Morais
    • Carolina Natel

    Plano de Aula

    Suas melhores aulas agora como referência.

    Enviar

    As Caras da Educação

    Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

    Enviar
    Participe

    Login

    Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

    Já sou cadastrado

    Esqueci minha senha

    Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

    Sucesso!

    Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

    Voltar para a tela de login

    Não sou cadastrado

    É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

    Fechar