NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

30/06/2017 | Fonte: Leonardo Valle

Confira 10 livros sobre a relação entre neurociências e aprendizagem

Obras podem familiarizar a comunidade escolar acerca do tema
Processar informações, selecionar os estímulos mais importantes e arquivar o conhecimento adquirido são algumas das ações do cérebro que estão intimamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Entender o funcionamento desse órgão tão importante é um conhecimento útil a pais,  professores e demais profissionais do campo da educação para estimular o desenvolvimento dos estudantes. Confira, a seguir, 10 livros voltados a familiarizar a comunidade escolar em relação aos fundamentos da neurociência e suas contribuições às práticas pedagógicas.
  
Neurociência e Educação  – Como o cérebro aprende  
Ramon M. Cosenza, Artmed, 2011
 
Os fundamentos científicos da neurociência no processo de ensino e aprendizagem são apresentados de forma clara ao longo do livro. O objetivo é ajudar a entender os processos envolvidos no funcionamento cerebral que podem influenciar de forma positiva ou negativa às estratégias pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociências e Educação 
Regina Migliori, Brasil Sustentável Editora, 2015
 
O conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo são apresentados visando o desenvolvimento humano. Segundo a autora, pensamentos, sentimentos e sensações estão inter-relacionados no funcionamento cerebral, impactando o mundo interno e as percepções da realidade externa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência e Educação  – Potencialidades dos gêneros humanos em sala de aula
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2008
 
O ato de aprender requer planejar novas maneiras de solucionar desafios. Assim, ensinar uma habilidade nova a um aluno implica em estimular diferentes áreas cerebrais e maximizar o funcionamento do cérebro. Este é o princípio do livro de Marta Pires, que ainda se debruça nas dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desafios da aprendizagem: como as neuriciências podem ajudar pais e professores
Lino de Macedo e Rodrigo Bressan, Papirus 7 Mares, 2016
 
Os estudos em neurociências podem ajudar a esclarecer aspectos diversos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola. A lista inclui temas comuns da realidade escolar atual em todas as etapas de ensino, como a prática do bullying, o uso de tablets e celulares em sala de aula e o acesso a jogos eletrônicos. Os sinais de dificuldade de aprendizagem, a formação do professor em saúde e a consciência deste docente das suas próprias emoções são outros temas em pauta. 

 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Iván Izquierdo, Artmed, 2011
 
A memória é um aspecto importante ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O neurocientista Ivan Izquierdo detalha o que é e como opera a memória humana. Além disso, explica o papel das emoções no registro de acontecimentos marcantes. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neuropsicologia do desenvolvimento - Infância  e adolescência
Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz; Artmed; 2015
 
Temas atuais do campo da neurociência relacionados ao desenvolvimento na infância e adolescência são o foco desta obra, que é chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência na prática pedagógica 
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2010
 
O funcionamento cerebral e seu cruzamento com a aprendizagem cognitiva e emocional são enfocados ao longo do livro. Para discutir o tema, a autora apresenta abordagens teóricas, reflexões, discussões e práticas pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cognição, Neuropsicologia e  Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica
Vitor da Fonseca, Editora Vozes, 2007
 
Professores, pedagogos, psicólogos e profissionais da educação inclusiva podem se beneficiar dos mais de 100 anos de estudos do campo da educação cognitiva, agora aplicados em sala de aula. Conceitos teóricos e discussões práticas são apresentados ao longo da obra. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os neurônios da leitua -como a ciência explica a nossa capaciade de ler
Stanislas Dehaene, Editora Pensa, 2011
 
Como são processados a língua e o sistema de linguagem no corpo humano? Como o cérebro se adapta a essa nova estrutura que lhe é apresentada? Essas são algumas das questões respondidas pelo livro, que ainda revela a lógica oculta da ortografia. Uma obra indicada a todos os docentes, em especial alfabetizadores e professores de línguas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Alan Baddeley, Artmed, 2010
 
Alan Baddeley é docente no curso de Psicologia da Universidade de York, no Reino Unido. Sua pesquisa é voltada para a memória e nos detalhes de seus componentes e funcionamento. Neste livro, o autor se une a outros pesquisadores do campo da neurociência para relatar as pesquisas mais recentes sobre o assunto. 
 
 

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar