NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

29/01/2014 | Fonte: Desirèe Luíse

Professor é chave para melhorar educação, aponta relatório da Unesco

Apesar de instituir piso nacional, Brasil ainda deixa a desejar no quesito valorização

O professor como foco é a chave para melhoria da educação dos países, aponta o 11º relatório Educação Para Todos, lançado pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), nesta quarta-feira (29/1), no Brasil e na Etiópia. “Precisamos treinar os professores fazendo com que eles enxerguem todas as necessidades das crianças, depois preparar governança e gestão, garantindo apoio a eles”, lembra a coordenadora de Educação da instituição, Rebeca Otero (veja visão geral do relatório 2013-2014, em português).

Leia também:
 
O documento da Unesco mostra que, para alcançar um ensino de qualidade, os governos devem agir em quatro principais frentes: atrair os melhores candidatos às vagas de ensino; proporcionar a formação necessária; alocá-los em áreas dentro do país onde a educação é mais problemática; e ofertar incentivos e condições que valorizem o professor – como salário e plano de carreira. “Não existe educação sem professor. A tecnologia é muito necessária no mundo de hoje, mas não substitui. Precisa do professor com segurança, qualidade e tempo para estudar”, acredita Rebeca.
 
Recrutamento, treinamento, alocação e retenção dos professores são as quatro
frentes de atuação recomendadas pela Unesco (Crédito: Unesco)
 
Brasil
Rebeca acredita que o piso nacional dos professores é um avanço bastante considerável no país. No entanto, no quesito valorização, o Brasil ainda deixa a desejar. “O nó crítico está nos professores. São décadas deixando ele de lado. O Brasil tinha um sistema educacional até bom, mas quando abre para a universalização, tinha que trazer mais professores e não deu conta. Agora, temos que redobrar o esforço para valorizar o professor.”
 
Veja a análise da coordenadora de Educação da Unesco Brasil sobre pontos críticos no país:
 
Faltas
Precisamos reduzir o absenteísmo do professor. Ele falta muito e isso é sinal de baixa satisfação com o trabalho. Ele não vai ficar cansado, doente e faltar se estiver bem com sua profissão e responsabilidades.
 
Currículo
Está faltando um currículo inovador e outros ferramentais para o professor trabalhar. Hoje, temos um sistema avaliativo, mas ele vai receber feedback do Ideb, por exemplo, apenas anos depois e já não consegue mais recuperar aquele aluno. Precisa de algo mais rápido que consiga responder logo.
 
Formação
Há vários professores sem formação para determinadas disciplinas, o que reduz a qualidade em vários aspectos. Óbvio que não acertaremos isso no curto prazo, mas deve ser um esforço coletivo de municípios, estados, governo federal, iniciativa privada e do exterior.
 

 

Deixe seu comentário

(1) Comentário


  • YOLANDA • 12/07/2015

    Sabe fico muito triste com todos os comentários.Não vejo solução para o nosso eterno problema salário.Os nossos governantes não estão preocupados com o nosso almoço,jantar,doenças.E como arrumar dinheiro para tanta responsabilidade?AH......muito menos preocupados com a educação,Tenho 67 anos ainda estou na ativa, amo o que eu faço lecionar.Infelismente ja presenciei tantas coisa nas escolas por onde eu passei.Não está fácil lecionar principalmente para adolescente.Precisa sim criar um sistema no qual o aluno se interessa pelos estudos.Na periferia onde eu trabalho vejo vens desinteressado.Por que será? Falta motivação,entusiasmo dos proprios professores desvalorizados.Boa noite,Obrigada.


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar