NET Educação
RSS

Acessibilidade

A+ A-
 
Notícias

Aqui você encontra as principais notícias sobre educação.

15/10/2014 | Fonte: Desirèe Luíse

Professor está mais conectado e acredita nas novas tecnologias para melhorar ensino

Formação inicial do professor já deveria contemplar uso das TIC em atividades didáticas

O professor acredita que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem trazer um impacto positivo na educação. O dado, da pesquisa TIC Educação 2013, vai contra a ideia comumente difundida de que os educadores seriam resistentes à adoção de dispositivos digitais para melhorar o ensino. Cerca de 86% dos entrevistados responderam que passaram a acessar materiais mais diversificados e de melhor qualidade ao adotar as TIC no cotidiano.

Veja também:
 
“Discordo de uma concepção tradicional que acredita que o professor é um obstáculo para incluir os artefatos digitais nas atividades didáticas. O que acontece, entretanto, é que os dispositivos não montam as aulas sozinhos. Os smartphones e tablets não são, na sua origem, preparados para ações pedagógicas, mas para uma audiência geral. Então, não vêm pronto”, avalia o professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Luciano Meira, e colaborador das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação.
 
Para ele, existe a necessidade de construir adaptações para a utilização de ferramentas digitais em sala de aula. A dificuldade residiria justamente nesse ponto, o de ligar as TIC aos processos pedagógicos. “Está aqui o problema: na montagem inovadora para usar aquilo que o professor sente dificuldade de ensinar”, acredita Meira.
 
De acordo com a coordenadora da pesquisa TIC Educação 2013, Camila Garroux, os indicadores do estudo apontam para um perfil proativo no uso das tecnologias. Chega a 51% os professores que levam o notebook pessoal para a sala de aula. “Quando perguntamos quais são os motivos, responderam que é principalmente para apoiar as atividades com alunos. Se engana quem acha que levam para usar e-mail pessoal ou rede social”, diz. Apoiar as atividades pedagógicas foi a resposta de 76% dos entrevistados.
 
Outro dado da pesquisa aponta que 92% passaram a adotar novos métodos de ensino pelo meio digital e 89% relataram cumprir as tarefas administrativas com mais facilidade. Apesar disso, Meira admite que o avanço no uso das tecnologias para o ensino, bem como para o ganho na qualidade do aprendizado, ainda ocorre de forma bem gradual, “por conta das condições que não são favoráveis. Uma delas é o conjunto de conteúdos que obrigatoriamente devem ser ministrados em sala, deixando pouco espaço para fazerem coisas diferentes”.
 
A formação inicial do professor é pontuada pela pesquisadora Camila também como outro complicador. “A TIC ainda é recente. Em termos de regulamentação, em 2009, foi incluído o primeiro item que se referia ao uso dessas tecnologias no Plano Nacional de Educação [PNE]. Sozinho, o professor não vai conseguir. Há necessidade de políticas públicas”, acredita Camila. “A maior parte das licenciaturas não enfoca as práticas didáticas, a montagem de atividades com essas ferramentas digitais. Fica muito na reflexão teórica sobre educação, o que não ajuda a ser um professor hábil”, completa Meira.
 
Professor conectado
O uso da internet continua praticamente universalizado entre os professores de escolas públicas (99%), segundo a TIC Educação. Também, o acesso à rede por meio de dispositivos móveis cresceu 14 pontos percentuais em 2013, se comparado ao ano anterior: 36% dos professores declararam acessar a rede por meio de telefone celular, sendo que no ano anterior o número era de 22%.
 
O estudo, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entrevistou, entre setembro e dezembro de 2013, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas, localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do país.
 

 

Deixe seu comentário

(0) Comentários


Participe

Opine sobre este conteúdo

pessoas gostaram disso

As notícias mais curtidas

Faça parte desta rede e envie seu conteúdo para o portal NET Educação!

  • Flávio Rodrigues
  • Jéssica Miranda
  • Mariani Silva
  • Dartagnan Freire
  • Elza Castro
  • Tatiana Campos Leonardo
  • Itamar Raul de Morais
  • Carolina Natel

Plano de Aula

Suas melhores aulas agora como referência.

Enviar

As Caras da Educação

Compartilhe suas histórias com o Portal NET Educação.

Enviar
Participe

Login

Ao se logar, você pode interagir com o NET Educação e colaborar com o envio de conteúdos!

Já sou cadastrado

Esqueci minha senha

Informe seu e-mail para nós lhe enviarmos sua senha.

Sucesso!

Sua senha foi enviada para o seu e-mail.

Voltar para a tela de login

Não sou cadastrado

É rápido e fácil se cadastrar no NET Educação. Com seu login e senha você pode acessar, gratuitamente, todas as áreas do portal.

Fechar