Vai realmente haver mudanças no ENEM 2024? Vamos falar sobre isso e outros assuntos que você, sem dúvidas, vai adorar saber. Desse modo, acompanhe os detalhes até o final, e não deixe de se atualizar.
O que é o ENEM? Ele vai mudar?
O ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio, sem dúvidas, pode ser um divisor de águas para os estudantes brasileiros. Afinal, ele tem o objetivo de avaliar os alunos do país e ver como está o nível de aprendizado.
É importante destacar que nenhum aluno é obrigado a participar do ENEM. Por outro lado, estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior, podem se beneficiar da sua nota no exame.
Hoje, além dos programas de incentivo acadêmico do governo, muitos processos seletivos também levam em consideração a nota do ENEM. Então, embora não seja obrigatório para se ingressar em uma universidade, pode ser uma ótima ponte para quem concluiu o ensino médio.
O ENEM vai mudar mesmo? Veja regras
Desde 2022, os estudantes da rede pública de ensino estão estudando com o novo ensino médio. Esta mudança, com certeza refletiria no ENEM, que até o início de 2023, estava com o anúncio da aplicação de um novo modelo.
Como o novo ensino médio propõe um afunilamento do aprendizado, o ENEM seguiria este parâmetro. Portanto, as mudanças mais relevantes seriam na estrutura da prova. Afinal, a aplicação ainda está prevista para ocorrer em dois dias diferentes.
Assim, no primeiro dia de prova, os alunos teriam provas interdisciplinares, que abordariam “conhecimentos gerais”. Nesta etapa, as provas são iguais para todos os alunos, com o tempo limite de 5 horas e 30 minutos.
A maior mudança viria no segundo dia de prova que seria de conhecimentos específicos. Ou seja, após decidir qual área estudar no Ensino Médio, no segundo dia de ENEM cada aluno escolheria uma área de conhecimento e faria a prova apenas sobre esta área.
Cancelamento das mudanças no ENEM
No começo de abril de 2023, o MEC (Ministério da Educação) anunciou uma suspensão por 60 dias das mudanças que estavam programadas para o ENEM. O motivo seria o feedback que o governo recebeu de alunos e professores de todo Brasil.
O retorno, aliás, que o MEC teve, foi muito negativo, com estudantes reclamando de falta de matéria, direcionamento, e claro, muitos esboçavam preocupação com o ENEM. Em alguns casos, tiveram estudantes que relataram apenas duas aulas de português e matemática durante a semana.
Desse modo, os alunos se encontram em uma situação de dúvida. Entretanto, o ENEM de 2024, que seria o primeiro a incluir as novas mudanças pode seguir o mesmo modelo das edições anteriores. Em relação ao novo ensino médio, não há uma posição do governo se ele mudará novamente.
Datas do ENEM 2024
Por fim, é necessário acompanhar os pronunciamentos do MEC para entender qual será a decisão em relação ao futuro dos estudantes. Até lá, veja as datas do ENEM 2024, e não deixe nenhuma delas passar!
- 06 a 17 de maio: inscrição dos participantes;
- 03 de novembro: aplicação do primeiro dia de provas;
- 10 de novembro: segundo dia de provas;
- 22 de novembro: publicação do gabarito oficial;
- 14 de janeiro: resultado dos participantes.
Anotou? Então, após estas informações, você já pode se preparar para o ENEM!