Se você se formou em Medicina fora do Brasil, com certeza já sabe que precisa validar seu diploma para atuar no país, mas você sabe como funciona o Revalida? Veja aqui tudo que precisa saber sobre o exame para exercer sua carreira de forma legalizada.

Como funciona o Revalida
Em resumo, o Revalida analisa os conhecimentos de médicos formados no estrangeiro que desejam atuar no Brasil, por meio de provas. O exame avalia os conhecimentos, habilidades e competências dos participantes, para identificar se estão aptos a medicar no país.
Para isso, as questões da prova são desenvolvidas, visando comprovar que os aprovados atendem às exigências de formação de universidades brasileiras. Ou seja, que eles estão no mesmo nível exigido dos médicos formados no Brasil.
O exame foi criado, basicamente, para garantir que os médicos formados em outros países, estão capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, se você for aprovado, terá seu diploma estrangeiro revalidado, podendo assim exercer sua profissão aqui legalmente.

Quem pode fazer o Revalida?
Assim como outros exames realizados pelo Governo Federal, o Revalida tem critérios de participação, com algumas exigências. Então, antes de se inscrever você deve se certificar de que atende aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro ou estrangeiro residindo legalmente no Brasil;
- Ter Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Ter diploma de medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida pelo ministério da educação do país de origem, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia;
- Caso não tenha diploma, apresentar declaração/certificado de conclusão de curso expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida pelo ministério da educação do país de origem, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Como é a prova do Revalida?
O Revalida é dividido em duas etapas, na primeira os participantes realizam uma prova teórica, e na segunda uma prova de habilidades clínicas. Em outras palavras, primeiro você tem seus conhecimentos teóricos avaliados, e posteriormente sua prática.
A prova teórica, que é realizada durante a manhã e tarde do mesmo dia, conta com 100 questões objetivas de múltipla escolha e cinco questões discursivas.
Apenas os aprovados na prova teórica são convocados para a prova de habilidades clínicas, que tem seus termos de realização divulgados em um edital à parte. Nesta etapa os selecionados têm sua prática testada em estações clínicas, onde resolvem situações-problema e fazem estudos de caso.

Como ser aprovado no Revalida?
Em todas suas edições o Revalida tem uma nota de corte previamente divulgada, que precisa alcançar ou ultrapassar para obter aprovação. Além disso, para ter o diploma revalidado, os aprovados necessitam que sua documentação comprobatória de conclusão de curso seja aprovada.
A pontuação total dos participantes é a exata soma das notas das provas teóricas (objetiva e discursiva), sem arredondamento. No Revalida 2024/2, a nota de corte vai ser de 86,659 pontos, dos 150 possíveis de se obter.
MAIS LIDAS


