Quando pensamos em nossa vida profissional, buscamos investir em uma boa faculdade, ou um bom curso técnico, e dedicamos algumas horas dos nossos dias para os estudos. Então, chega o dia em que temos que decidir: empresa privada ou concurso público? Qual das duas devemos escolher? Leia o artigo até o final e escolha entre empresa privada ou concurso público para iniciar sua carreira.
Carreira
A carreira é a jornada metafórica de um empregado através do aprendizado, do trabalho e de outros aspectos da sua vida.
A carreira também foi definida por pesquisadores de comportamento organizacional como as experiências de um profissional, relacionadas ao trabalho e outras experiências relevantes, tanto dentro, quanto fora das organizações.
Tais experiências formam um padrão único ao longo da vida do trabalhador.
Mercado de trabalho atual
O mercado de trabalho é um assunto que afeta a maioria dos trabalhadores brasileiros.
Você pode até estar trabalhando no momento, mas, com certeza, em algum momento da sua vida, já passou por certas inseguranças relacionadas a ele.
Apesar de a economia do nosso país estar em crescimento pós-pandemia, a inflação permanece em alta, juntamente com a taxa de desemprego.
Diante dessa realidade, sentimentos de medo e incerteza rondam quem está em busca de um emprego ou pretende iniciar sua jornada de trabalho.
É por essas e outras que muitas pessoas acabam optando por iniciar sua carreira em instituições públicas.
Separamos algumas vantagens da carreira pública e também algumas vantagens da carreira privada. Veja quais são elas abaixo.
Benefícios da carreira pública
Não só de estabilidade vive um funcionário público, existem outras vantagens que ajudam o profissional na hora de escolher a vida pública como opção de trabalho. Conheça algumas delas:
1 – Salário
Um dos grandes atrativos para a carreira pública são os altos salários que as vagas oferecem.
O pagamento de cada um deles varia de acordo com sua função, escolaridade e tempo de casa.
Sem contar os benefícios que todos os funcionários possuem, como vale-alimentação, vale-refeição, seguro de vida, plano de saúde, etc.
2 – Qualificação
A carreira pública oferece ao funcionário diversos privilégios quando falamos em desenvolvimento.
Cursos livres, novas graduações, pós-graduação e MBA são uma das qualificações oferecidas para quem deseja seguir como funcionário público.
Benefícios da carreira privada
A carreira privada possui outras garantias além da contribuição ao FGTS. Veja alguns deles:
1 – Inovação
A carreira privada é importante para quem gosta de desafios diários. Frequentemente, os funcionários de uma empresa privada, são instigados a inovar e a evoluir.
Essa evolução acontece tanto pessoal quanto profissionalmente.
Então, se você busca por um plano de carreira menos engessado e com mais oportunidades de se mudança, a carreira privada é a escolha ideal.
2 – Vagas
Diferente da carreira pública, as vagas e as oportunidades em empresas privadas são abertas frequentemente e você não precisa prestar um concurso público para ingressar.
3 – Não existe teto salarial
Um dos principais incentivos para você ingressar na carreira privada, é a possibilidade de se chegar ao topo da empresa. Os salários para estes cargos costumam ser bastante altos.
Porém, é preciso ser realista, são pouquíssimos os funcionários que conseguem chegar a estes cargos e nem todos possuem os atributos necessários para tal façanha.
E, aí, conseguiu escolher qual das duas faz mais sentido para a sua realidade? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.