Encceja PPL 2023: Inscrições, Cronograma e Regras

A princípio, o Encceja PPL 2023 é dedicado às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio no tempo correto e se encontram em unidades prisionais e socioeducativas. Portanto, saiba agora como funciona o Encceja PPL 2023!

publicidade
Encceja PPL 2023
Encceja PPL 2023

O que é o Encceja PPL?

A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é preparado para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio dentro da idade necessária.

publicidade

Desse modo, os candidatos que atingirem a pontuação necessária, têm o direito à certificação e a emitir seu diploma de conclusão totalmente gratuito.

"<yoastmark

Nesse sentido, é importante mencionar que existe uma modalidade dentro do exame para Pessoas em Privação de Liberdade – PPL. Ou seja, o Encceja PPL 2023 é exclusivo para quem se encontra em unidades prisionais e socioeducativas.

Então, diferente do Encceja regular, os candidatos da modalidade PPL 2023 não realizam a prova nas escolas. Mas dentro da própria unidade prisional em que se encontra atualmente.

publicidade

✓ Veja como estudar com base nas provas anteriores:

Por fim, para conseguir o direito de ganhar o diploma, o inscrito deve garantir uma nota mínima estabelecida pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

publicidade

Portanto, acompanhe o vídeo abaixo e saiba mais sobre o Encceja PPL 2023:


Quem pode fazer a prova PPL?

A princípio, essa é uma das informações mais importantes que os interessados em participar do Encceja PPL 2023 precisam saber!

publicidade

Como já mencionamos, o Encceja PPL é feito somente para quem se encontra em unidades prisionais ou socioeducativas.

Entretanto, assim como no exame convencional, para se inscrever no PPL 2023 é preciso ter uma idade mínima para cada tipo de certificação.

Por exemplo, para a certificação do Ensino Fundamental, é preciso ter, pelo menos, 15 anos completos.

publicidade

Enquanto que para a certificação do Ensino Médio, é necessário que o candidato tenha acima de 18 anos no momento da inscrição.


Inscrições Encceja PPL 2023

Atualmente, todo o processo de inscrição do Encceja PPL é feito na página oficial do INEP. Entretanto, não é o candidato que realiza o cadastro.

Nesse sentido, um responsável pedagógico escolhido pela instituição prisional ou socioeducativa fica encarregado de efetuar a inscrição do candidato nas datas estipuladas.

publicidade

Portanto, o responsável deve acessar a aba específica para os candidatos do Encceja PPL. Em seguida, ele vai precisar preencher um formulário com todos os dados do candidato em questão.

Desse modo, é preciso ter em mãos os seguintes dados:

  • Identidade;
  • Data de nascimento;
  • Endereço;
  • Número do CPF;
  • Situação de escolaridade;
  • Escolher a prova que vai fazer: Encceja PPL Ensino Médio ou Fundamental.
publicidade

Exame Encceja PPL

A princípio, a prova do Encceja PPL funciona nos mesmos moldes que a prova convencional. Nesse sentido, os inscritos precisam responder a uma série de questões objetivas, e ainda preparar uma redação.

✓ Se prepare para o exame do Encceja:

publicidade

Por isso, é importante ressaltar que a prova para a certificação do Ensino Fundamental não é a mesma do Médio. Acompanhe abaixo a lista de disciplinas que o candidato deverá responder:

30 questões do Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
"<yoastmark

30 questões do Ensino Médio

publicidade
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e da Natureza.

Redação Encceja PPL

Como já mencionamos, os candidatos deverão se preparar uma boa redação. Nesse sentido,  deve ser um texto dissertativo sobre um tema definido pelo próprio INEP.

Por fim, anote esta dica: evite ultrapassar o número de linhas estipulado pela equipe que prepara a prova. Pois escrever mais linhas do que o pedido, pode desclassificar o candidato.

Cronograma compelto

Inicialmente, o INEP divulga o cronograma das provas do Encceja com antecedência para os candidatos se programarem.

publicidade

Então, veja a seguir o passo a passo para acessar o cronograma do Encceja PPL:

  • Primeiramente, acesse a página do candidato Encceja;
  • Em seguida, insira seu CPF e a senha que criou no momento da inscrição;
  • Ao abrir a nova aba, procure por “Cronograma”;
  • Por fim, clique na aba para ter acesso ao cronograma deste ano.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Encceja PPL 2023: Inscrições, Cronograma e Regras

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.