Filosofia no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

A disciplina filosofia no ENEM 2023 é uma das obrigatórias e que estão presentes na grade do processo seletivo. Por conta disso, separamos detalhes e dicas de como estudar, quais são os assuntos que mais caem e as apostilas para preparação de filosofia no ENEM 2023.

Filosofia no ENEM 2023
Filosofia no ENEM 2023

O que cai de filosofia no vestibular?

O que poucos sabem é que filosofia cobrada no Enem exige um nivel considerável no exame. Segundo os professores, a cobrança da disciplina deve seguir as habilidades e competências do exame.

Por ser uma matéria às vezes subestimada, a chance dos alunos errarem as questões é muito grande.

Entre os assuntos mais cobrados são:

  • Filosogia Pré-Socrática;
  • Teoria das ideias de Platão;
  • Filosofia moderna;
  • Ética;
  • Escola de Frankfurt.
Imagem: Pexels

✓ Confira mais matérias que caem na prova:

Estudar sobre os filósofos e quais as principais ideias atribuídas também são assuntos importantes. Dentre os pensadores que mais caem estão:

  • Aristóteles;
  • Kant;
  • Adorno;
  • Michel Foucault;
  • David Hume.

Veja mais detalhes sobre como estudar filosofia no ENEM 2023.


Quantas questões de filosofia no Enem?

Geralmente as questões e filosofia no Enem estão vinculadas às de sociologia. Em razão disso, é importante um estudo integrado, no entanto, deve-se respeitar a individualidade de cada disciplina.

Em sua grande maioria, 8 questões das provas do exame são destinadas às essas matérias, baseadas nas edições anteriores.


Tem filosofia no Enem?

A displina é inserida no Enem a fim de preparar o aluno para o pensamento crítico. De toda forma, ainda influencia na compreensão de outras matérias vinculadas à literatura e sociologia.

✓ Se prepare para mais matérias:

Imagem: Pexels

Além disso, uma boa interpretação das questoes de filosofia pode auxiliar na construção das ideias para realização da prova de redação.

Já que essa exige pensamento crítico, abordagem de temas recorrentes e uma conclusão que apresente uma solução para o tema proposto.

Veja mais detalhes e saiba como estudar filosofia no ENEM 2023.


Como estudar filosofia no ENEM 2023?

Estudar filosofia pode ser uma das dificuldades principais dos alunos. A dica principal é elencar os temas que mais caem. Muito importante que o aluno estude a teoria antes de responder as questões.

As provas anteriores trazem um suporte efetivo para o estudo do aluno. Conhecer as provas do Enem impede com que o aluno tenha grandes surpresas. 

Imagem: Portal do Estudante

Fazer simulados é fundamental. Os especialistas dizem que é importante assistir vídeo-aulas, principalmente para estudantes que não tem condições para frequentar um curso preparatório.

Contudo, alunos que precisam revisar algum conteúdo ou tirar alguma dúvida podem usar este mecanismo como fonte de estudo.

É importante lembrar que existem aplicativos que favorecem os estudos, contam com questões, simulados e gabaritos.

Outra ferramenta ofertada pelo Amigo Edu será o app Preparaê, disponível para iOS e Android, que traz todas as questões propostas pela prova do Enem entre 2009 e 2019. O aplicativo sinaliza a resposta certa e também a justificativa por trás dela.

De acordo com a edtech, pelo menos 80% dos candidatos usa o celular para estudar o conteúdo da prova, o que explica a existência do app para smartphones. Vale lembrar ainda que, em decorrência da pandemia, uma enorme parcela dos estudantes do Brasil tiveram de transferir os estudos para o âmbito digital.

Fonte: Portal Veja

Identificar as questões erradas e trabalhar nos pontos em que tem mais dúvida é uma forma efetiva de aprender o conteúdo e aplicar nas questões. Para mais detalhes sobre filosofia no ENEM 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Filosofia no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.