Hoje vamos falar sobre as mudanças no ENEM 2025 e como elas podem mudar a sua forma de preparo para a prova. Veremos se terá ENEM, porque mudanças anteriores foram canceladas, e até mesmo o que pode mudar em 2025.
ENEM 2025
O Enem 2025 será uma edição especial que promete trazer algumas inovações. Assim, com a finalidade de acompanhar as transformações da sociedade e do mundo do trabalho, as mudanças visam avaliar as habilidades e competências mais relevantes para aqueles que buscam ingressar no ensino superior.
O exame ocorre todos os anos e desde sua criação já ajudou a milhões de alunos a ingressarem em universidades no Brasil.
Por meio do ENEM, hoje os estudantes podem acessar programas sociais como o ProUni, FIES, e SISU. Dessa forma, ele se tornou um dos exames mais importantes para estudantes brasileiros que estão concluindo o ensino médio.
É verdade que o Enem 2025 vai ser cancelado?
Você pode ter ouvido rumores de que não teria Enem em 2025, mas esta informação não procede.
Então, não esqueça que o Enem 2025 vai acontecer e trará novidades que vale a pena acompanhar. O objetivo é tornar o exame mais adequado às necessidades e demandas atuais dos estudantes.
Em caso de dúvidas, você pode acessar o site do Inep ou conferir o edital do ENEM 2025 para não perder os detalhes importantes, inclusive as datas de cada etapa.
Porque o novo Enem foi cancelado em 2024?
Em 2024, o novo Enem teve seu cancelamento por conta de ajustes necessários para garantir a qualidade e a eficácia do exame. A Comissão do Enem identificou a importância de revisar e aprimorar alguns aspectos antes de sua implantação definitiva.
Este adiamento veio garantir que a transição para o novo modelo ocorresse sem causar prejuízos aos participantes.
O que vai mudar no Enem 2025?
No Enem 2025, é possível que os alunos encontrem uma estrutura de prova diferente. A nova estrutura da prova, busca ser mais assertiva ao avaliar as habilidades e competências adquiridas pelos estudantes.
De todo modo, o exame é composto por quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Desse modo, cada área de conhecimento terá um peso específico na pontuação final do exame. Por exemplo, a área de Linguagens terá um peso menor, enquanto Matemática terá um peso maior para determinados cursos.
Essa mudança pode proporcionar uma avaliação equilibrada das habilidades dos estudantes em diferentes áreas.
Além disso, o sistema de pontuação pode ganhar uma atualização, visando uma correção mais precisa e justa para todos os estudantes.
Durante as provas, os participantes terão 5 horas para responder às questões e escrever a redação. Essa ampliação (de 30 minutos) do tempo, permite maior aprofundamento nas perguntas e uma escrita de qualidade na redação.
Outra mudança importante é que não há mais a adoção do formato digital para aplicação do ENEM. Então, os estudantes não têm mais a opção de realizar o exame de forma online, utilizando computadores.
A medida que visava a modernização do processo, facilitando a logística de aplicação do exame, ainda pode ter a adoção nos próximos anos.
Por fim, não há tantas mudanças no ENEM 2025 a princípio. Mas é fundamental acompanhar as novidades acerca do ENEM, seja pelos portais do MEC, ou do INEP.