O perdão de dívida do FIES 2025 é um assunto interessante e que não poderíamos deixar de abordar hoje. Se você não sabe o que acontece com quem não paga o FIES ou quem pode ter o perdão da dívida, neste artigo vamos falar disso e outros pontos importantes!
O que acontece se eu não conseguir pagar o FIES 2025?
O FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do governo federal. Desde 1999, o programa oferece financiamento a estudantes de baixa renda para cursarem o ensino superior em instituições privadas.
Com o tempo, o programa recebe atualizações e se ajusta à sociedade, com a finalidade de ajudar os estudantes, de forma mais eficaz. De todo modo, se você não conseguir pagar o FIES, há algumas consequências.
Afinal, o financiamento estudantil é um dinheiro emprestado que você precisa devolver. Mas o que pode acontecer? Bem, seu nome será negativado, o que implica maior dificuldade para obter crédito em bancos e outras instituições financeiras.
Outro ponto, é que você também fica inadimplente para participar de outras iniciativas do governo, como o ProUni, por exemplo.
Ainda é possível que você receba uma cobrança judicialmente chegando até mesmo, a ter seus bens penhorados, isso inclui bens como carro, casa ou salário.
Como conseguir o perdão da dívida do FIES 2025?
Desde 2023, o governo federal traz condições para os estudantes regularizarem a sua situação por meio do Desenrola FIES. Até o momento quase 100 mil estudantes já regularizaram a sua situação.
Para obter o perdão da dívida FIES 2025 é preciso se encaminhar à instituição que concedeu o financiamento. Lá, o estudante deve pedir e seguir as orientações para dar entrada no processo.
Quem pode ter a dívida do FIES perdoada?
Existem diferentes descontos, o que segue condições específicas de alunos e contratação. De todo modo, a princípio, podem recorrer ao perdão da dívida, participantes que firmaram contrato até 2017.
Para facilitar a compreensão, abaixo citamos as orientações conforme aponta o próprio Ministério da Educação (MEC):
“Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, haverá desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista.
Ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato).
Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 202.
Eles terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico e nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021.
Este grupo terá desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.”
Fonte: MEC
Como saber o valor da dívida do FIES?
Para saber o valor da dívida do FIES, você pode consultar o SisFIES. Dentro do sistema, após fazer o login com seus dados pessoais, é necessário encontrar a aba referente ao “Contrato FIES“, entrando nela, você consegue conferir o seu saldo devedor.
Para obter mais informações sobre o perdão de dívida do FIES 2025, você pode se encaminhar até a Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. Lembre-se que o programa continua ativo, e é necessário cumprir os requisitos estabelecidos pelo MEC.