Saber como refinanciar o FIES 2024 é uma via para quitar ou ficar em dívida com as parcelas do financiamento estudantil. Hoje veremos como solicitar o refinanciamento, a diferença em relação ao perdão de dívida, quem pode fazer o pedido, e ainda tem mais!
Como fazer o refinanciamento de dívidas do FIES?
Existem alguns fatores aos quais os estudantes que desejam refinanciar a dívida do FIES precisam se atentar, confira a seguir.
Prazo e condições:
O prazo para solicitar o refinanciamento do Fies pode ter alterações que são anunciadas posteriormente pelo MEC. Por este meio, estudantes inadimplentes conseguem quitar suas pendências com descontos de até 99%. O programa está disponível para contratos do Fies com dívidas em atraso até 30 de junho de 2023.
Tipos de refinanciamento:
Outro ponto a se atentar, é que há diferentes modalidades de refinanciamento. Elas variam conforme diferentes fatores como socioeconômico, tempo de contrato e dívida, renda familiar entre outros.
De todo modo, os estudantes conseguem renegociar com a finalidade de amortizar a dívida em até 150 meses. Há também a possibilidade de negociar descontos de até 99%, para o pagamento em 15 meses.
Além disso, há um desconto para quem não tem dívidas, mas deseja pagar o saldo devedor à vista.
Como solicitar o refinanciamento FIES:
O processo de solicitação é simples, dessa forma, pode ser feito online através do site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Basta acessar o site, informar o CPF e senha, selecionar a opção “Refinanciamento do Fies” e preencher o formulário com seus dados.
Documentação necessária:
- Cédula de Identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda.
Simulação do valor do refinanciamento:
Durante o processo de seleção dentro do próprio site, é possível simular o valor do refinanciamento. Então, não deixe de usar o simulador para ter uma estimativa do valor da sua nova parcela.
Quem pode refinanciar o Fies?
Para refinanciar o FIES não basta apenas ter um saldo devedor, de modo que é necessário atender a alguns critérios. Assim, podem participar, os estudantes que:
- Assinaram contrato até 2017;
- Possuem contratos do Fies com saldo devedor em atraso até 30 de junho de 2023;
- Não estão em dia com as mensalidades do Fies;
- Não possuem outros financiamentos estudantis em atraso.
Qual a diferença entre refinanciamento e perdão de dívida FIES?
O refinanciamento permite que o estudante pague um valor menor do que a dívida original, com um prazo maior para pagamento e sem juros. Ele também é popularmente chamado de “renegociação“.
Já o perdão de dívida é um programa específico para estudantes que se enquadram em outros critérios mais detalhados.
Na prática, não deixa de ser um refinanciamento também, mas com enfoque em alunos de baixa renda e dívidas com maiores tempo em inadimplência.
O que acontece se eu não conseguir pagar o Fies?
De fato, muitos estudantes se fazem esta pergunta, mas o não pagamento do Fies pode ter graves consequências.
A principal delas é a negativação do nome, isso afeta diretamente a concessão de empréstimos e créditos em instituições financeiras. Além disso, há o impedimento de obter novos financiamentos. Alguns estudantes já relataram até mesmo moções judiciais levando à penhora de bens.
De todo modo, como já sabe como funciona o refinanciamento de dívidas do FIES, pode solicitar uma renegociação caso tenha dívidas em atraso. Como destacamos, há alguns critérios para conseguir refinanciar, e atrelados a eles estão as diferentes possibilidades de pagamentos com descontos.