Se você tem uma criança, ou adolescente estudando na rede pública estadual de São Paulo, precisa se informar sobre como funciona o Almoço nas Férias. Então veja aqui o que precisa saber sobre o projeto, para garantir uma alimentação balanceada aos seus filhos mesmo nas férias escolares.
O que é o Almoço nas Férias?
O Governo do Estado de São Paulo passou a oferecer refeições para seus alunos, durante o período de recesso escolar de meio de ano. O projeto Almoço nas Férias foi desenvolvido com o propósito de garantir que os estudantes da rede estadual de ensino mantenham uma alimentação balanceada.
As 3.534 unidades escolares, que têm a alimentação fornecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), estão incluídas no projeto. O objetivo é oferecer em torno de 40 mil refeições, para alunos de todos os ciclos de ensino, durante o recesso escolar de julho.
Para isso, as escolas estaduais vão abrir as portas de seus refeitórios das 11h às 13h30, nos dias de férias de inverno. A alimentação fornecida no período, assim como acontece durante as aulas, contará com um cardápio balanceado, elaborado por nutricionistas da rede.
Como funciona o Almoço nas Férias?
Apesar de estar aberto a todas as crianças, adolescentes matriculados em escolas estaduais de São Paulo, para ter acesso ao benefício, os pais/responsáveis precisam registrar interesse. Isso porque o Departamento de Alimentação Escolar da Educação de SP quer evitar desperdícios.
De acordo com a diretora técnica do Departamento, Nayla Veríssimo, o registro de interesse é importante, para que sejam produzidos apenas almoços para atender a demanda. A ideia é garantir que todo estudante da rede interessado receba o benefício, mas que não se descarte sobras.
Como participar do Almoço nas Férias?
A Seduc-SP pretende realizar o Almoço nas Férias anualmente, e para isso, vai comunicar aos pais/responsáveis todos os anos a necessidade de registro de interesse em participar. Dessa forma, é preciso ficar atento ao período de inscrição do projeto, que deve acontecer no início de julho.
O registro de interesse em participar pode ser realizado por meio do portal Secretaria Escolar Digital (Sed), ou diretamente na unidade escolar onde o estudante esteja matriculado.