Se você é um dos milhares de estudantes que vão se inscrever para a próxima edição do Enem, fique atento com o site que finge ser do Enem. Veja aqui como se proteger para não cair em armadilhas de golpistas se passando por órgãos governamentais.
O golpe do Enem
A internet trouxe uma grande evolução para a sociedade e tem melhorado a vida das pessoas em muitos aspectos, mas também tem seu lado negativo. E um dos maiores deles é o uso desta tecnologia por golpistas, que aperfeiçoam cada vez mais seus golpes.
Pois, algumas pessoas não chegaram a ficar sabendo, mas o Enem 2024 foi usado por criminosos para aplicar golpes na internet. Os golpistas criaram um site que finge ser do Enem, parecendo a página do participante, muito bem elaborada, já que o layout era bastante semelhante.
Muitos jovens acabaram caindo no golpe e utilizando o site falso para fazer sua inscrição no Exame, informando seus dados e pagando o valor da taxa de inscrição (R$ 85). A notícia chegou ao Inep, após uma onda de publicações em redes sociais sobre o portal fake.
O órgão agiu imediatamente, acionando a Polícia Federal, que investigou o caso e conseguiu tirar o site dos golpistas do ar. Porém, infelizmente, não antes de muitas pessoas serem lesadas pelos criminosos, que ficaram com o valor de muitas inscrições falsas.
Como se proteger de site que finge ser do Enem
Após ter conseguido enganar tantas pessoas na última edição do Exame, as probabilidades dos golpistas voltarem a criar um site que finge ser do Enem é bem grande. Bem como, a ideia pode ser usada por outros criminosos.
Por isso, é preciso ficar atento para não acabar caindo em golpe e perder o valor da taxa de inscrição e ainda fornecer seus dados para golpistas. E para se proteger, para que isso não aconteça com você, ao se inscrever para a próxima edição, tem alguns passos que podem ajudar.
Primeiramente na hora em que acessar o portal para fazer sua inscrição leia atentamente o endereço eletrônico, confirmando se é: https://enem.inep.gov.br/participante/. E quando dizemos para ler com atenção, é porque os sites falsos costumam ter URLs muito semelhantes a oficial.
Outro ponto é que a verdadeira inscrição no Enem é bastante detalhada, e você terá que preencher diversas informações antes de ter que pagar a taxa de inscrição. O site que roubou jovens na última edição, emitia o boleto depois do candidato informar apenas seu CPF.
Bem diferente do portal oficial, que você terá que informar seus dados pessoais e de contato, sua formação, a língua estrangeira e local da sua prova. Além disso, você terá que indicar se já é formado no Ensino Médio ou vai concorrer como treineiro e responder o Questionário Socioeconômico.
Lembrando outro detalhe importante: o boleto da taxa de inscrição não é emitido assim que você termina de preencher os dados. Na realidade você vai concluir sua inscrição e em seguida retornar a página do participante para emiti-lo, acessando com os dados de login do Gov.br.