Depois da eliminação de diversos participantes na primeira edição do Concurso Nacional Unificado, você pode querer umas dicas para não cometer erros que geram desclassificação no CNU. Então, trouxemos aqui alguns pontos em que você precisa ficar atento para não correr riscos.
O inovador CNU
Muitos brasileiros sonham com a estabilidade profissional e financeira que um cargo público pode proporcionar, além dos bons salários que em nível federal são ainda melhores. E para facilitar o acesso a esse tipo de oportunidade, o Governo Federal criou o Concurso Nacional Unificado.
O inovador processo seletivo, carinhosamente apelidado de “Enem dos concursos”, une uma grande quantidade de órgãos federais com demanda de funcionários. Dessa forma, com uma única taxa de inscrição, os participantes podem se candidatar a diversos cargos e fazer uma única prova.
Dicas para não cometer erros que geram desclassificação no CNU
Apesar de ser uma seleção moderna e singular, o CNU não tem muitas diferenças de outros concursos seletivos, no que diz respeito às regras de sua realização. Da inscrição às provas, as normas são basicamente as mesmas que de outros processos seletivos do tipo.
Contudo, muitos candidatos foram eliminados da primeira edição, por motivos, que são regulamentos básicos. Então, para você não correr risco de estudar e pagar a taxa de inscrição, para depois ter sua prova anulada, veja aqui algumas dicas para não cometer erros que geram desclassificação no CNU:
Atenção na inscrição
Primeiramente, ao fazer sua inscrição, não se apresse, preencha tudo atentamente. Isso porque uma das primeiras possibilidades de eliminação é o preenchimento incorreto de informações como números de documentos, que não condizem com os apresentados no dia da prova.
Leia o edital
O edital é um documento oficial, no qual você encontra todas as informações importantes, incluindo o que pode e não pode no dia da prova. Então, a leitura do documento antes da inscrição, ou pelo menos logo em seguida, é obrigatória para evitar possíveis problemas.
Fique atento ao cronograma
Outro motivo que elimina muitas pessoas é não verificar as datas e horários de cada etapa do concurso. Na primeira edição do CNU, por exemplo, muitos candidatos foram eliminados por não retornarem para a prova do turno da tarde, achando que tinham concluído durante a manhã.
Verifique seu e-mail
Não é à toa que você precisa fornecer um endereço de e-mail na inscrição, esse dado é exigido para que a realizadora do concurso possa enviar comunicados sobre o processo seletivo. Olhar todos os e-mails recebidos pode evitar alguns erros.
A falta de atenção com essas correspondências prejudicou diversos participantes do primeiro CNU, que foi cancelado e quando reagendado mudou o local de prova de algumas pessoas. Muitos participantes compareceram ao local da prova da primeira data e outros vários foram a locais errados.
Chegue no horário e não esqueça o documento
Assim como outros concursos, o CNU é rigoroso quanto ao horário limite de entrada no local da prova, então não se atrase, pois se o portão fechar, ninguém mais entra. Também é vital que você tenha em mãos seu documento de identificação, pois sem ele o acesso à sala é proibido e não se faz prova.
Atenção para permitidos e proibidos
No edital do CNU você vai encontrar a descrição do que é permitido na sala na hora do prova e o que é proibido, não deixe de ler. Os itens que podem acessar a sala são basicamente: caneta preta em material transparente, garrafa transparente com água e lanches lacrados.
Da mesma forma, os proibidos não variam muito neste tipo de processo seletivo, sendo os principais: fones de ouvido, computador, tablet e celular. Tais itens devem ser colocados no saco de segurança fornecido na porta, que deve ser lacrado antes de entrar na sala.
E atenção, o celular deve ser desligado e ter alarmes desativados, pois caso o aparelho toque durante a prova, a eliminação é imediata.
Ouça os fiscais com atenção e leia as instruções
Todas as informações que você precisa para não ser desclassificado constam no edital, são reforçados pelos fiscais de sala e/ou estão nas instruções da capa da prova e folha de gabarito. Leia com atenção tudo, e ouça o que for dito e você não correrá riscos.
Na primeira edição do CNU muitos candidatos acabaram sendo eliminados por erros que poderiam ter sido evitados. Teve pessoas que não assinaram a folha do gabarito, outras não marcaram o número do gabarito, ou marcaram de forma errada, e teve até quem levasse a prova, sendo que era proibido.
Enfim, se você seguir todas as dicas para não cometer erros que geram desclassificação no CNU mencionadas aqui, certamente não vai ter problemas, e quem sabe não conquiste o emprego público dos sonhos.