Com previsão de chegar a todos os estados brasileiros em 2023, o programa Futuras Cientistas já está com vagas abertas para todas as interessadas. Desse modo, o projeto, inclusive, concede acesso a laboratórios de pesquisa e para que as estudantes conheçam de perto o cotidiano de cientistas.
Programa Futuras Cientistas abre novas vagas
A princípio, o ano de 2023 marca a expansão do programa Futuras Cientistas a todos os estados do país e ao Distrito Federal.
Nesse sentido, serão disponibilizadas cerca de 470 vagas para alunas do 2º ano do Ensino Médio e também para professoras da rede pública. As inscrições já estão abertas desde o dia 19 de setembro e vão até dia 10 de outubro, sendo feitas totalmente pela internet.
O objetivo principal do programa é abrir as portas para meninas e professoras nas áreas das ciências. Assim, o programa Futuras Cientistas possui quatro módulos, sendo que o primeiro deles inicia durante as férias escolares.
Além disso, todas as participantes têm acesso direto a laboratórios de pesquisa e conhecem de perto o cotidiano e a rotina dos profissionais cientistas. Inclusive, elas recebem uma bolsa auxílio no valor de R$483.
✓ Saiba mais:
A princípio, o programa será promovido em 25 estados brasileiros, entre os dias 03 a 31 de janeiro do próximo ano. Entretanto, existem algumas exceções; no estado do Acre, por exemplo, as atividades estão programadas entre 20 de janeiro a 17 de fevereiro.
Enquanto isso, no Pará, o programa Jovens Cientistas deve iniciar entre os dias 06 a 24 de fevereiro.
Vale destacar que, do total de vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares; 160 a estudantes do período integral, semi-integral ou do ensino técnico.
Por fim, as professoras terão 150 vagas disponíveis e, no total geral, 10% das vagas são para pessoas com deficiência.
Sobre o programa
Inicialmente, o programa Futuras Cientistas foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Nesse sentido, ele conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e visa facilitar e incentivar o ingresso de alunas e professoras na área de ciências e estudos da área.
Assim, ao longo de 10 anos de existência, mais de 205 estudantes e professoras das redes públicas de ensino da Paraíba, Pernambuco e do Sergipe passaram pelo programa, tendo sido amplamente beneficiadas.
✓ Veja também:
E como mencionado, o programa estará disponível em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Desse modo, a intenção é fazer com que mais mulheres se interessem pelo meio científico.
Além disso, é possível constatar o sucesso do programa Jovens Cientistas através de números. Isso porque, em 10 anos de existência, cerca de 70% das participantes foram aprovadas no vestibular.
Por fim, destas, 80% escolheram cursos nas áreas de ciências e tecnologia.