Conseguir uma bolsa de estudos para o ensino superior não é fácil, devido a altíssima concorrência, mas o Governo disponibiliza de uma terceira opção com as inscrições FIES 2024, veja aqui tudo que precisa saber sobre inscrições FIES 2024.
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um empréstimo estudantil, criado pelo Ministério da Educação, por meio da lei 10.260/2001, oferecido para quem quer financiar um curso de graduação, em instituições de educação superior privadas.
O FIES obviamente não é uma opção melhor que os programas que dão bolsas de estudo, mas é uma boa opção ainda assim, pois o estudante vai pagar seu curso somente após se formar, e sem ter que arcar com juros, já que a taxa do programa é zero.
Quem pode solicitar o FIES?
Como é um empréstimo estudantil fornecido por um programa governamental, estabelecido por lei, o FIES tem algumas regras rígidas e isso inclui o perfil de seus candidatos, que precisam atender a requisitos mínimos para se inscrever no FIES, veja quais são eles:
- Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
- Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.
O programa oferece condições de financiamento ainda melhores para estudantes que têm renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa, não exigindo um fiador para a contratação do empréstimo estudantil.
Etapas e datas importantes FIES 2024
O FIES se divide em quatro etapas: a inscrição, o resultado divulgado em chamada única, a complementação das informações da inscrição, com comprovação de documentos para contratação do empréstimo estudantil e a convocação da lista de espera.
Além disso, candidatos aprovados em processos seletivos anteriores que tenham postergado sua inscrição, terão um prazo para realizar a complementação das informações caso seja de seu interesse efetivar o contrato do FIES neste ano.
Veja abaixo as datas mais importantes do FIES 2024:
- Complementação da inscrição postergada: 5 a 7 de fevereiro;
- Inscrições FIES 2024: de 5 a 8 de março;
- Resultados da chamada única: 12 de março;
- Complementação das informações da inscrição: 13 a 15 de março;
- Convocação da lista de espera: 19 de março a 16 de maio.
Como é feita a seleção do FIES?
A seleção do FIES acontece da mesma maneira que a do Prouni e SISU, com a classificação sendo feita com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando a nota de corte do curso e universidade escolhidos.
Veja abaixo a média de nota de corte de alguns dos cursos mais concorridos:
- Medicina: 755.33;
- Direito: 598.14;
- Odontologia: 622.17;
- Psicologia: 563.54;
- Fisioterapia: 557.11;
- Enfermagem: 550.55;
- Engenharia Civil: 570.25;
- Nutrição: 556.33;
- Administração: 535.5;
- Pedagogia: 545.71;
- Alimentos: 491.25.
Como funciona o FIES?
Os selecionados no processo seletivo do FIES 2024 devem formalizar o contrato do empréstimo estudantil comprovando por documentação que realmente se encaixa no perfil do programa.
O pagamento do valor total do curso de graduação escolhido pelo estudante será financiado, sem juros, e os pagamentos mensais serão iniciados somente após a formatura, com as parcelas sendo definidas pela situação financeira do estudante na época.
As mensalidades serão calculadas com base na renda do estudante, ou seja, de acordo com o salário atual dele. Enquanto o estudante não tiver emprego com renda fixa, e se ele ficar desempregado, ele poderá realizar apenas o pagamento mínimo.
O único comprometimento financeiro do estudante durante a graduação, será o pagamento mensal de encargos educacionais, que não são incluídos no financiamento, por isso devem ser pagos diretamente à instituição de educação superior.
Inscrições FIES 2024
Para se inscrever e concorrer ao empréstimo estudantil, o interessado só precisa acessar o portal oficial do FIES, no prazo estabelecido. Veja abaixo um passo a passo de como fazer as inscrições FIES 2024:
- Acesse o Portal FIES clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
- Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até três opções);
- Pronto, você está inscrito.