Hoje o nosso assunto é a redação ENEM 2024, se você quer ficar de olho em temas que podem cair na redação, então não perca este artigo. Além disso, você também vai conferir os parâmetros de correção desta etapa do exame.
A estrutura da redação do ENEM
Uma das maiores dúvidas para quem vai prestar o ENEM 2024 (Exame Nacional de Ensino Médio), pela primeira vez é em relação à redação. No entanto, vamos mostrar como não há nenhum segredo para quem se prepara.
A redação do ENEM vem acompanhada por um material de apoio, que pode ser um quadrinho, uma pesquisa, ou outras fontes. Desse modo, o aluno precisa usar essa informação para construir um texto dissertativo-argumentativo.
Este termo pode assustar, mas na prática, o aluno vai escolher um ponto da fonte que o ENEM disponibiliza e defendê-lo com argumentos sólidos. É importante apresentar, uma possível solução ou intervenção social, e claro, deve manter a coesão e coerência entre os pontos levantados.
É esperado que o participante faça uma redação com no mínimo 7 linhas e no máximo 30. Contudo, entre 20 e 25 linhas é o mais recomendado, pois oferece espaço para defender inicialmente um ponto apresentando seus argumentos.
Como não zerar a redação do ENEM?
Isso pode parecer um verdadeiro pesadelo para muitos, então, se atente a esses pontos:
- Não fuja do tema proposto pelo ENEM;
- Faça um texto dentro dos limites estabelecidos e na estrutura de prosa dissertativa-argumentativa;
- É proibido copiar trechos do material-fonte, você pode fazer citação, mas a identificação de plágio pode levar a zerar a prova;
- O participante não pode fazer qualquer tipo de desenho, destaque ou assinatura fora dos locais destacados;
- Texto ilegível ou a entrega da folha de redação em branco (mesmo com o rascunho), também tem o potencial de zerar a redação;
- Qualquer manifestação ofensiva ou que fira os direitos humanos também é expressamente proibida.
Os critérios para a correção da prova
A correção da redação segue alguns critérios, e a função é atribuída a pessoas formadas a Letras ou Linguística. Os interessados, entretanto, precisam passar por um processo seletivo rigoroso, que normalmente é ofertado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Assim, cada aluno será corrigido por no mínimo dois professores, neste caso, um corretor não sabe qual foi a nota atribuída por outro. Mas o que norteia a correção?
Bem, a redação do ENEM tem um ‘padrão’ de correção que avalia cinco competências:
- 1ª Mostrar que domina a escrita formal da língua portuguesa, respeitando a modalidade do texto;
- 2ª Entender o que a redação propõe e trazer conceitos outras áreas de conhecimento enquanto argumenta sobre o tema;
- 3ª Interpretar informações enquanto organiza e relaciona fatos, argumentos e opiniões defendendo um ponto de vista;
- 4ª Usar dos mecanismos linguísticos da língua portuguesa, para mostrar o conhecimento necessário para a criação da argumentação;
- 5ª Trazer uma proposta de intervenção para a questão em pauta, sempre respeitando os direitos humanos.
O “segredo” que todo estudante deveria explorar
A cartilha do participante é um documento que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponibiliza em todas as edições do ENEM.
Desse modo, com uma simples pesquisa no Google “cartilha do participante, redação”, e você encontrará a fonte do INEP mais recente com o PDS do documento.