Embora seja menos popular e mais recente, o ProUni para idosos também é um iniciativa do governo que você precisa conhecer. Se você acredita que nunca é tarde para se aprender algo novo, então, precisa ler esse artigo!
Você já conhece o ProUni?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) surgiu em 2004, de modo que é uma das iniciativas do governo federal brasileiro. Assim, a sua finalidade é oferecer bolsas de estudo para universidades privadas no Brasil.
O público-alvo desse programa são estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. Estes são os únicos que se enquadram no grupo privilegiado com as bolsas integrais. Por outro lado, as bolsas parciais auxiliam pessoa com renda per capita de até três salários mínimos em sua família.
Um dos principais critérios para participar do ProUni é participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente. Além disso, há uma pontuação mínima que os alunos devem alcançar de 450 pontos. O processo seletivo ocorre duas vezes por ano, e a inscrição é totalmente voluntária e gratuita.
Há outros critérios também que precisam ser levados em consideração por quem deseja participar. Entre eles: ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral; ser professor da rede público, ou ser uma pessoa com deficiência .
Junto a programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e SISU (Sistema de Seleção Unificada ), o ProUni busca a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.
ProUni para idosos 2024
Primeiramente, é importante destacar que não há uma iniciativa com este nome exatamente. No entanto, trata-se da Proposta de Lei 6435/19, que teve a sua aprovação em 2021.
Desse modo, na prática ele altera a Lei 11.096/05, que é a responsável pela criação do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Mas o que muda realmente?
“[A PL 6435/19] reserva 10% das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para os idosos (60 anos ou mais) com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos.”.
Fonte: Câmara
Além disso, dentro desses 10%, metade das bolsas são parciais, e a outra parte é referente às bolsas integrais.
Inscrições e vagas em cursos Grátis para +60
Se você quer saber como se inscrever no ProUni, pode ler este artigo que vai falar tudo sobre esse processo. Portanto, neste momento falaremos das vagas e inscrições no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).
Ele se destina diretamente a pessoas com 60 anos de idade ou mais, e é um programa de extensão universitária. Desse modo, é necessário conferir a universidade mais próxima da sua região e se ela oferece estas atividades.
As universidades que oferecem suporte ao UNATI têm uma página para orientar os interessados em participar. Entre algumas universidades pelo Brasil que os estudantes podem encontrar cursos e atividades acadêmicas para pessoas com mais de 60 anos, estão:
Estas são apenas algumas entre as dezenas de instituições públicas e privadas de ensino superior, que oferecem para idosos em todo o Brasil. Um ponto muito importante é que os interessados não precisam ter concluído etapas de ensino anteriores como o ensino fundamental e o ensino médio.
Afinal, as atividades variam entre cursos, oficinas e outras atividades acadêmicas. As inscrições, cursos e vagas disponíveis precisam ser conferidas em cada unidade.