Quer ver como se inscrever no SISU 2024? Nesse artigo vamos falar exatamente sobre este assunto. Se você já participou ou vai faz o ENEM, sem dúvidas, será importante ficar por dentro de como o SISU funciona!
O que é o SISU 2024?
O Sistema de Seleção Unificada, ou apenas SISU, é de responsabilidade do MEC (Ministério da Educação). Ele tem como finalidade, reunir as vagas gratuitas que as instituições públicas de ensino superior estão ofertando em todo o Brasil.
Diferente de programas como o FIES e ProUni, as universidades que participam do SISU são majoritariamente estaduais e federais. No último ano, este foi um dos responsáveis por democratizar o acesso ao ensino superior (principalmente em instituições públicas).
Para participar os alunos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente. Desse modo, se você quer ingressar no SISU 2024, precisa ter feito o ENEM 2023.
Outro ponto que os alunos precisam saber, é que o SISU não conta com uma nota mínima para se inscrever. Aliás, a seleção dos alunos é feita por meio da nota de corte. Ou seja, é a menor nota necessária para obter a aprovação naquele curso.
Todo o processo do SISU ocorre de maneira online, e é gratuito. Após a aprovação em uma universidade, o aluno deve tratar com a própria instituição. Para isso, é importante se atentar ao cronograma do SISU, e trouxemos ele para você a seguir.
Cronograma do SISU 2024
Já pode pegar o seu calendário e destacar as seguintes datas, pois, elas norteiam as etapas do processo seletivo do SISU. Você consegue conferi-las também na página do SISU no portal do MEC.
- 16 a 24 de fevereiro ─ Inscrições;
- 28 de fevereiro ─ Resultados;
- 2 a 8 de março ─ Período de matrículas;
- 2 a 10 de março ─ Divulgação das vagas ocupadas;
- 28 de fevereiro a 8 de março ─ Ingresso na lista de espera.
Como se inscrever no SISU 2024
Até aqui você já sabe quem pode participar, do que se trata este programa, e as datas imperdíveis. Então, agora é hora de ver como você vai se inscrever, para começar o processo, acesse a página do SISU dentro do período estipulado para a inscrição.
Em seguida, é necessário fazer acesso com sua gov.br, ela é constituída por seu CPF e senha. Se você não tiver, não deixe de criar a sua, pois ela será indispensável para a sua participação.
Depois que você entrar, basta permitir que o SISU use os dados no banco do governo. Assim, antes de se inscrever, é necessário confirmar seus dados básicos no sistema, como e-mail e telefone.
Seguindo estes passos, você chegará à “Minha Inscrição”, esta é página em que você escolherá o curso. Para começar, portanto, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção“. Agora é possível realizar a pesquisa das vagas, neste momento, você verá as informações sobre cada opção.
Escolheu a vaga? Mais um pouquinho de atenção, porque será necessário escolher a modalidade pela qual quer concorrer. As opções são basicamente por ampla concorrência, ou por algum grupo de cotas.
Se você já escolheu o curso e a modalidade, parabéns, basta confirmar as informações e aguardar o resultado. Aliás, não deixe de entrar no sistema para conferir a “Classificação Parcial” para conferir como andam as notas de corte.