Há meses milhares de jovens e adultos vem se preparando para as provas do Encceja. Se você é uma dessas pessoas e está se perguntando se a prova do Encceja 2023 é difícil? Saiba que sim, e muito, mas, se você estudar o que vamos indicar aqui tem boas chances.
Provas Encceja
As provas do Encceja são dividas em quatro provas objetivas de múltipla escolha, cada uma voltada a uma área de conhecimento, com conteúdos de disciplinas estudadas no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, e uma redação em 2023.
Veja abaixo como são divididas as 180 questões das provas em cada nível:
Ensino Fundamental:
- Ciências naturais – 30 questões;
- Matemática – 60 questões;
- Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física – 30 questões;
- História e geografia – 60 questões.
Ensino Médio:
- Ciências da natureza e suas tecnologias – 30 questões;
- Matemática e suas tecnologias – 60 questões;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias – 30 questões;
- Ciências humanas e suas tecnologias – 60 questões.
Prova do Encceja 2023 é difícil?
Sabemos que o objetivo das provas do Encceja é avaliar se os candidatos têm conhecimentos o suficiente dos conteúdos aprendidos no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, para serem considerados aptos a obter o certificado de conclusão do nível.Se ainda há dúvidas se a prova do Encceja é difícil, você com certeza não estudou o suficiente, tendo em vista que o Exame é basicamente produzido para avaliar conteúdos aprendidos em nove e três anos inteiros de estudo.
Desse modo, a prova do ENCCEJA 2023 é difícil apenas para quem não confere as nossas dicas!
O que preciso estudar para o Encceja 2023?
Se não está preparado para o exame, então você deve voltar aos livros, e para ajudar vamos indicar o que você precisa estudar para se dar bem e conquistar seu diploma.
Veja abaixo os conteúdos de cada uma das áreas de conhecimento, de cada nível, que você precisa estudar:
Ensino Fundamental:
Ciências naturais: A ciência é atividade humana; Ciência e tecnologia: benefícios e riscos; Compreender a natureza e preservar a vida; A saúde é um direito do cidadão; Conhecendo e respeitando o próprio corpo; Um bom cidadão sabe escolher; Conhecimento científico: importante aliado da população; Falando do nosso planeta e do universo; e Recursos da natureza.
Matemática: Matemática: uma construção humana; A arte de raciocinar; Os números: seus usos e seus significados; Geometria: leitura e representação da realidade; As medidas e a compreensão da realidade; Proporcionalidade: uma ideia fundamental; A Álgebra: suas funções e seus usos; A Estatística e sua importância no mundo da informação; e Explorando situações numéricas.
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física: Interligando as linguagens; Compreendendo as línguas estrangeiras; Corpo e sociedade; Arte: olhos para a vida; Ler e viver o texto literário; Gêneros de texto: temas, formas, recursos e suportes; Você sabe com quem está falando? Os tons e mil tons do português do Brasil; e Na boca do povo.
História e geografia: Confrontos sociais e território nacional; Mudanças no espaço geográfico do Brasil; O valor da memória; Cidadania e democracia; Movimentos políticos pelos direitos dos índios; A cidade e o campo no Brasil contemporâneo; As sociedades e os ambientes; A organização econômica das sociedades na atualidade; e Estado e democracia no Brasil.
Ensino Médio
Ciências da natureza e suas tecnologias: A ciência como construção humana; O papel das tecnologias no mundo contemporâneo; A tecnologia em nosso dia-a-dia; Assim caminha a humanidade; As condições de saúde no Brasil; Em busca do conhecimento: o fazer científico; Conhecimentos físicos e a vida atual; Química, natureza e tecnologia; e Biodiversidade e meio ambiente.
Matemática e suas tecnologias: A Matemática: uma construção da humanidade; Lógica e argumentação: da prática à Matemática; Convivendo com os números; Nossa realidade e as formas que nos rodeiam; Medidas e seus usos; As grandezas no dia-a-dia; A Matemática por trás dos fatos; Gráficos e tabelas do dia-a-dia; e Uma conversa sobre fatos do nosso dia-a-dia.
Linguagens, códigos e suas tecnologias: Publicidade, entretenimento e outros sistemas; As línguas estrangeiras modernas em nossa sociedade; Quero o meu corpo de volta! A arte no cotidiano do homem; Quando as palavras resolvem fazer arte; A vida em uma sociedade letrada; Defendendo idéias e pontos de vista; Das palavras ao contexto; e Tecnologias de comunicação e informação: presença constante em nossas vidas.
Ciências humanas e suas tecnologias: Cultura, memória e identidade; A construção do território; O que estamos fazendo com a natureza? Estado e direito; Cidadania; A vida cotidiana e os impactos ambientais; O mundo urbano e industrial; O trabalhador, as tecnologias e a globalização; e Os homens, o tempo, o espaço.
Onde encontrar os conteúdos das provas Encceja?
Todos os conteúdos acima são encontrados nos Livros do Estudante, produzidos e disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), veja abaixo um passo a passo de como acessar o material:
- Acesse o portal oficial do INEP clicando aqui;
- Em Áreas de Atuação, clique em Avaliações e Exames Educacionais;
- Na nova página clique em Encceja;
- Na página do Encceja, clique em Materiais de Estudo;
- Localize os Livros do Estudante do nível de estudo para qual fará a prova (Ensino Fundamental ou Médio);
- Uma a uma, clique nas quatro apostilas disponíveis e salve ou imprima cada uma delas.