O Novo FIES 2023 traz algumas novas regras para o público que deseja participar do programa de financiamento estudantil do Governo Brasileiro. Por isso, veja todas as informações antes de se inscrever!
Atualização do Novo FIES 2023
Em junho de 2023, o MEC liberou o edital de seleção do FIES para o segundo semestre deste ano. Assim, trata-se da atualização mais recente do programa nacional de financiamento estudantil.
Por isso, os estudantes interessandos em buscar a inscrição precisam ficar de olho nas regras mais recentes. Vale ressaltar que cada edital pode apresentar suas mudanças.
Regras do novo FIES 2023
O FIES é um programa criado ainda em 2001 com o objetivo de financiar cursos em instituições de ensino privadas. Nesse sentido, o programa visa oferecer vagas em universidades pagas para o público de baixa renda.
De acordo com as regras do novo FIES 2023, o financiamento será concedido com taxa zero de juros para os estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.
Durante o curso, o estudante paga um valor de coparticipação dos encargos dos estudos e, após finalizar a graduação, quita o saldo devedor de acordo com suas capacidades financeiras.
Quem pode se inscrever no novo FIES 2023?
O FIES é aberto para o público brasileiro em geral, desde que atendam dois critérios básicos de seleção. O primeiro é ter participado do ENEM em alguma edição desde 2010 com média superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.
O segundo critério de seleção é a renda, e os candidatos não podem exceder o limite de 3 salários per capita na família. O sistema categoriza como núcleo familiar as pessoas que vivem sob o mesmo teto e dependem de rendas parecidas para a sobrevivência.
O FIES é aberto para pessoas que vão integrar na universidade, alunos já em curso e até mesmo para estudantes que já terminaram o curso de graduação. Vale ressaltar que o candidato também pode ser membro do ProUni e utilizar o FIES para o pagamento do restante não coberto pela bolsa.
Instituições que aceitam o FIES
O FIES conta com o Sistema FIES com a disponibilização das vagas nas instituições. Por isso, é preciso consultar os grupos ofertados, bem como o número de vagas. Todas as informações ficam disponíveis no Sistema FIES e no edital correspondente ao ano
Dentro dos áreas de estudos disponíveis, o candidato pode escolher ao seu critério o curso e a instituição de ensino para receber o benefício do financiamento estudantil.
Como se inscrever no FIES 2023?
Para inscrever-se no FIES, o estudante precisa acessar o site oficial no MEC. Dentro da plataforma, seleciona-se o tema ”Minha Inscrição” e ‘Fazer o Cadastro” logo na sequência. O próprio sistema redicionará o usuário para a plataforma GOV.BR.
Por isso, é preciso ter um cadastro na plataforma oficial do governo. Vale ressaltar que o sistema GOV.BR unifica uma série de procedimentos relacionados à previdência, à Receita Federal a outros assuntos como benefícios do governo federal do Brasil.
Assim, após concluir o cadastro no sistema GOV.BR, o usuário é redirecionado para o sistema do FIES com CPF e senha. Vale ressaltar que se o cidadão já tiver o cadastro no GOV.BR, não precisa criar outro.
Uma vez de volta no sistema do FIES, o estudante preencherá todas as outras informações e comprovações relacionadas à renda e à escolha do curso e da instituição de ensino.
Quais os critérios de seleção?
Por conta do volume de inscrições, o sistema do FIES faz uma seleção dos candidatos. Nesse sentido, a média do ENEM faz a diferença, criando uma nota de corte específica para cada agrupamento de cursos.
Além da nota do ENEM, o sistema do FIES leva em conta a própria situação do candidato. A prioridade maior é para o candidato que esteja no curso e não tenha nenhum outro financiamento estudantil.
Na sequência, a prioridade é dada para candidatos que também não concluíram o curso, mas já tiveram alguma outra contemplação do FIES. Os candidatos que já terminaram o curso também seguem a mesma ordem de histórico de recebimento do benefício.