Ao contrário do que algumas pessoas desapegadas possam dizer, o dinheiro é vital para vida que qualquer um. Dessa forma é preciso não só ganhar, mas saber como gastar, por isso vamos falar aqui sobre a importância da educação financeira na tomada de decisão.
O que é educação financeira?
Muitas pessoas falam atualmente em educação financeira, mas nem todo mundo entende bem o conceito. Em resumo, é simplesmente adquirir conhecimento mais específico sobre finanças, de forma que se aprenda a gerir seu dinheiro de forma eficiente.
Em outras palavras, é saber usar sua renda de forma planejada, para tomar decisões corretas, que vão evitar que você acabe se endividando.
Qual é o principal objetivo da educação financeira?
Há uma ideia errada quando se fala de educação financeira, com algumas pessoas achando que se resume a economizar e só gastar com contas, excluindo gastos com lazer. Contudo, na realidade o objetivo é praticamente o oposto disso.
A educação financeira foi desenvolvida com o propósito de ensinar você a administrar suas finanças, para que consiga aproveitar melhor sua renda. Ou seja, ao contrário de economizar, você vai aprender a planejar seus gastos, para que sobre para viajar, se divertir e investir em seu futuro.
Porque a educação financeira é tão importante?
Cada vez mais as pessoas têm dificuldades de crescer economicamente, e isso não tem a ver apenas com não ganhar tão bem. Na realidade, a maior parte das pessoas endividadas atualmente, estão nessa posição por descontrole financeiro.
E é por isso que a educação financeira é tão importante, já que ela ensina a administrar as finanças para que você saiba usar sua renda com inteligência. Dessa forma você planeja para onde vai seu dinheiro, não gastando mais com coisas que não precisa, por puro consumismo.
Como resultado, com o tempo você consegue não só manter as contas em dia, mas também alcançar seus objetivos. Assim você não se endivida e conquista segurança financeira, que possibilita que você construa um patrimônio.
A importância da educação financeira na tomada de decisão
Você já deve ter ouvido alguém falar sobre a necessidade da educação financeira para tomar boas decisões. E isso vai além do que falamos até agora, porque é sobre o peso desse aprendizado, tornando você capaz de tomar as decisões certas, para o bem de suas finanças.
Então veja alguns pontos que explicam a importância da educação financeira na tomada de decisão:
Avaliação dos objetivos
Primeiramente você aprende a estabelecer e compreender quais são seus objetivos no que se refere a investir seu dinheiro em qualquer coisa. Desse modo você é capaz de estabelecer prioridades e metas, direcionando sua renda somente para o que realmente importa.
Aprender a investir
Em um universo com tantas opções de investimento que tanto podem render lucros, quanto levar seu dinheiro, a educação financeira prepara você. Pois você vai saber analisar os investimentos, para entender o que é risco e o que é uma verdadeira oportunidade.
Estabelecendo planos
Quando falamos sobre fazer planejamento de suas finanças, estamos sendo bastante literais, pois ter planos financeiros é vital para que você evolua financeiramente. E somente com educação financeira você será capaz de desenvolver planos com as decisões mais acertadas para alcançar suas metas.
Diagnosticar resultados
Outro ensinamento importante da educação financeira voltada a tomada de decisões é aprender a monitorar seus resultados ao longo do processo. Dessa maneira você pode interpretar os indicadores, para diagnosticar decisões que precisam ser ajustadas.
Por fim, considerar educação financeira na tomada de decisão é bastante importante para que você consiga estabelecer segurança financeira e tenha uma vida mais tranquila e próspera.