Aprendiz e Estágio: CIEE prevê 260 mil novas vagas para 2023; entenda

O programa Jovem Aprendiz terá novas regras na oferta de vagas para aprendiz 2023. O projeto que tramita na Câmara dos Deputados pode ser aprovado em breve e estabelece uma modernização para os processos de seleção de jovens. Acompanhe:

Vagas para aprendiz 2023
Vagas para aprendiz 2023 – Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Vagas para aprendiz 2023

Há anos diversos jovens brasileiros que desejam ingressar no mercado de trabalho são beneficiados pelas vagas ofertadas pelo Programa Jovem Aprendiz. Entretanto, as vagas para aprendiz 2023 podem ter novas regras a partir do próximo ano.

Isso porque, por apenas um voto, a Câmara dos Deputados aprovou no final da semana passada, o requerimento do projeto de lei do Estatuto do Aprendiz.

De acordo com o CEO do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) Humberto Casagrande, o ano de 2023 será marcado pelo crescimento no número de vagas para aprendiz no Brasil.

Nesse sentido, a meta da instituição é oferecer cerca de 61 mil vagas de estágio e aprendizagem, superando as 230 mil de 2022. A expectativa é que sejam abertas vagas para, no mínimo, 260 mil jovens no próximo ano.

Conforme pesquisas mostraram, o número de oportunidades cresceu cerca de 11,9% comparado com o mesmo período de 2021. Ou seja, a empregabilidade dos jovens cresceu após a fase de pico da pandemia de covid-19.

Porém, o levantamento abrange somente as vagas do CIEE de São Paulo, apesar da entidade estar presente em 19 estados e no Distrito Federal. Além disso, Humberto comemora o retorno do cenário antes da pandemia.

“O número voltou a atingir os mesmos patamares de 2019, o que é uma boa notícia para os jovens e adolescentes que estão buscando entrar no mundo do trabalho”, relata.

  • E se você busca por cursos e programas educacionais para aumentar as sua chances de contratação, clique aqui.

O que deve mudar no programa 

A princípio, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), relator do projeto, destaca que a necessidade de modernizar o processo das vagas para aprendiz 2023 teve como objetivo atualizar uma legislação que está defasada há duas décadas.

Com isso, tornou-se um obstáculo para a contratação e o ingresso de aprendizes no mercado de trabalho. De acordo com o deputado, o relatório confere a segurança jurídica para que as empresas possam contratar, enquanto preserva os direitos e garantias dos nossos jovens brasileiros.

Outro fator que pode ser destacado, segundo ele, é a simplificação do cálculo da cota às realidades do mercado de trabalho. De acordo com o texto, ela será de 4% e será calculada sobre o total de funcionários da empresa.

Atualmente, o cálculo é feito sobre a função que “demanda formação” profissional, o que representa um entrave para a disponibilização de vagas para aprendizes. O projeto, que já está em trâmite na Câmara dos Deputados, deve ser aprovado em breve.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.