Se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, precisa se informar sobre os assuntos de Biologia que mais caem no Enem. E para ajudar você a garantir uma boa nota na disciplina, vamos contar quais são os conteúdos mais prováveis da prova deste ano.

Prova do Enem
Dividida em dois dias, a prova do Enem conta com 180 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. Abordando assuntos aprendidos nos três anos do Ensino Médio, o Exame tem seus conteúdos separados em quatro áreas de conhecimento:
1º dia:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Ciências humanas e suas tecnologias:História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Redação.
2º dia:
- Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
- Matemática e suas tecnologias: Matemática.
Assuntos de Biologia que mais caem no Enem
Mesmo que algumas disciplinas não sejam muito importantes para a graduação que você pretende fazer, é importante ir bem em todas as áreas de conhecimento. Isso porque, quanto maior for sua nota, mais chances você tem de conseguir a vaga no curso e universidade que deseja.
Dessa forma, na hora de se preparar para as provas, você deve dar atenção ao estudar cada uma das disciplinas. E para facilitar essa missão para você, vamos contar neste texto quais são os assuntos de Biologia que mais caem no Enem.
Baseado nas últimas edições do Exame, o conteúdo campeão de incidência na prova de Biologia do Enem é Ecologia, que corresponde a 27% das questões. Ou seja, mais de um quarto da prova de Biologia aborda temas ligados a esse assunto.
Os temas mais cobrados dentro de Ecologia são: Impactos ambientais, Dinâmica populacional, Biomas brasileiroe e Relações ecológicas.

Além de Ecologia, outros assuntos de Biologia que mais caem no Enem são:
- Fisiologia Humana (9,9%) – com foco em: Sistema Digestório, Sistema Endócrino, Sentidos e Sistema Imunológico;
- Botânica (8,1%) – com foco em: Estrutura das Plantas, Fotossíntese, Reprodução Vegetal e Classificação dos Grupos Vegetais;
- Citologia (7,2%) – que trata da estrutura e funcionamento das células;
- Bioenergética (7,2%) – processos como respiração celular e fotossíntese;
- Evolução (7,2%) – seleção natural, deriva genética, adaptação e especiação;
- Zoologia (6,3%) – classificação dos animais, características dos grupos e fisiologia animal;
- Microbiologia (5,4%) – vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Outros assuntos reicindentes de Biologia no Enem
Embora tenham uma representação mais baixa, também é importante dar um pouco de atenção para os seguintes temas bastante comuns na prova do Enem de Biologia:
- Biotecnologia (4,5%) – clonagem, transgênicos, terapia gênica e bioética;
- Genética (3,6%) – herança, cruzamentos, primeira e segunda lei de Mendel;
- Histologia (3,6%) – tecidos animais;
- Bioquímica (2,7%) – moléculas orgânicas, enzimas, lipídios, proteínas e carboidratos;
- Citogenética (2,7%) – cariótipo, cromossomos, mitose e meiose;
- Reprodução (1,8%) – reprodução humana, animal e vegetal.

Como estudar Biologia para o Enem?
A Biologia é uma matéria que exige muita atenção aos detalhes, pois tem nomes técnicos que podem ser difíceis de memorizar. Mas existem estratégias que podem facilitar seu aprendizado, como:
- Começar estudando os conceitos mais amplos, para depois se aprofundar nos detalhes, facilitando assim para que você assimile o conteúdo;.
- Estudar usando resumos, mapas mentais, esquemas, setas e até desenhos, que relacionados às informações ajuda você a memorizar mais rápido;
- Procurar compreender a origem dos termos científicos, para associar mais facilmente ao conteúdo;
- Resolver exercícios, provas antigas e simulados, que vão deixar você melhor preparado para o estilo de questões do Enem;
- Pesquisar vídeos, textos e materiais complementares para estudar.
MAIS LIDAS


