Se você quer saber como receber a bolsa permanência do ProUni em 2024, este é o artigo que vai te ajudar. Hoje veremos quem pode participar, como é possível fazer sua solicitação, e qual é o valor de repasse para os estudantes.
O que é o bolsa permanência ProUni?
Quem é estudante no Brasil e vem de uma família de renda baixa, felizmente conta com auxílios do governo para estudar. Em nível de ensino superior, temos programas como o ProUni (Programa Universidade Para Todos), que contribui para a democratização do acesso às universidades no Brasil.
Além disso, um grande grupo de estudantes também pode acessar processos seletivos como o do ProUni, por meio do sistema de cotas. Mas, até aí, ambas são iniciativas que ajudam o estudante ingressar na universidade, e depois?
A bolsa permanência é a resposta para quem já está na universidade, entretanto, precisam de um auxílio financeiro. Como o próprio programa indica:
“O dinheiro que [o aluno] recebe pode ser utilizado em despesas com material didático, livros, transporte ou alimentação.
O Programa Bolsa Permanência ProUni tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas […]”.
Fonte: MEC
Regras da Bolsa Permanência do ProUni 2024
Como todas as iniciativas do governo, há alguns critérios que os interessados precisam cumprir se quiserem o auxílio. Neste caso, atente-se para os seguintes pontos.
- Deve possuir renda familiar per capita de no máximo um 1,5 salário-mínimo;
- O aluno deve estudar cumprindo uma carga diária de aula que de no mínimo 5 horas.
Além disso, o aluno tem que assinar um Termo de Compromisso e estar com seu cadastro “aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa”, como aponta o MEC.
Desse modo, o principal objetivo do programa é beneficiar alunos que ingressaram no ProUni por meio de bolsa integral e estudam presencialmente.
Qual é o valor pago para os estudantes?
Por fim, agora que já sabemos quem pode participar desse benefício do ProUni, é hora de revelar o valor pago. Até o momento de escrita, o benefício tem dois valores diferentes, que são pagos para dois grupos de estudantes.
O primeiro grupo, vamos classificar assim, é o de estudantes que se enquadram no requisito socioeconômico. Estes alunos são contemplados com uma bolsa mensal de R$ 400,00. O outro grupo é referente a alunos quilombolas e indígenas, que por sua vez, são auxiliados com o valor de R$ 900,00 por mês.
É muito importante destacar que este não é um edital tão popular, então, é fundamental se atualizar acerca do seu lançamento. Em caso de dúvidas, também é recomendado procurar auxilio na secretaria da instituição de ensino.
Estudantes que precisam de auxílio, também podem procurar outros meios de financiarem a sua formação. Em muitas instituições há opções de bolsas de monitoria, entre outros auxílios, que são disponibilizados semestralmente.
O MEC também tem uma página destinada a sanar as principais dúvidas referentes à bolsa permanência do ProUni. Desse modo, você também tem acesso a outros detalhes, como por exemplo, como justificar a condição de estudante.