Bolsas do ProUni 2023: Quem Tem Direito? Bolsa de Estudo 50% e 100%

Buscando por dicas para conseguir Bolsas do ProUni 2023? Você chegou ao lugar certo! Neste artigo vamos dizer tudo o que você precisa saber para concorrer às Bolsas do ProUni 2023 e conquistar a sua. Confira!

publicidade
Bolsas do ProUni 2023:
Bolsas do ProUni 2023:

PROUNI

O Programa Universidade para Todos é um programa do Governo Federal pensado para facilitar o acesso de bolsas de estudo para alunos de baixa renda. Essas bolsas podem ser integrais ou parciais.

publicidade

Esse programa funciona com a parceria entre instituições privadas e o próprio Governo. Dessa forma, cada instituição oferece um número x de vagas em diversos cursos.

A disponibilidade varia com as possibilidades de cada instituição. Além disso, para concorres às bolsas, o aluno precisa seguir algumas regras.

Neste artigo você confere todos os detalhes das bolsas do ProUni, regras, como conseguir, etc. Por isso, leia o post até o final e fique por dentro.

publicidade

✓ Veja mais informações importantes para os alunos em 2023:


Quem tem direito às Bolsas do ProUni 2023?

De um modo geral, tem direito a participar do ProUni, alunos que estudaram unicamente em escolas públicas e que participaram do último ENEM. Além disso, é necessário que o aluno não tenha nenhuma formação  superior até então.

publicidade

Outro detalhe importante é que também há vagas para professores da rede pública. Confira no próximo tópico a lista completa de regras para concorrer às bolsas do ProUni.

Confira com atenção cada um dos tópicos e veja se você se enquadra antes de fazer a inscrição.

Fonte: Pexels
publicidade

Regras para Bolsas do ProUni 2023

Como todo programa do Governo Federal, o ProUni possui uma série de regras e requisitos. Antes de se candidatar para a vaga, veja a lista de critérios e descubra se você se encaixa na mesma.

Os principais requisitos são:

  • Ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa integral;
  • Renda de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial.
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede pública.
  • Ter feito o ensino médio em escola da rede privada com bolsa de estudos integral da própria escola.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de educação básica.
publicidade

Fonte: mundovestibular


Como conseguir bolsas?

Para concorrer a bolsas do ProUni, o aluno precisa se inscrever e passar por um processo seletivo. Entretanto, é tudo gratuito.

É preciso estar atento (a) pois as inscrições ocorrem uma vez por ano e é tudo feito online. Confira agora o passo a passo para participar do ProUni 2023:

publicidade

  • Selecione a opção ‘’Inscrição’’;
  • Insira os dados que se pede. Tenha em mãos o número de inscrição e senha da última edição do Enem;
  • Escolha 2 opções de curso entre as opções disponíveis;
  • Pronto. Agora apenas confirme a inscrição.
publicidade

Separamos também, um vídeo para te ajudar no processo de inscrição e seleção. Confira:

✓ Depois de ler este artigo, o alunos acessam:

publicidade

Essa é a sua chance de ingressar no curso superior que deseja sem ter de desembolsar grandes quantias. Sabemos que o custo de um curso superior no Brasil é muito alto, por isso o Governo oferece essa oportunidade.

Durante a graduação, outros custos são necessários como transporte e alimentação, entretanto, com a bolsa do ProUni você terá uma grande economia.

Fique atento aos prazos e faça a sua inscrição. Boa sorte!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Bolsas do ProUni 2023: Quem Tem Direito? Bolsa de Estudo 50% e 100%

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.