A desigualdade social sempre foi um problema no Brasil que manteve (e ainda mantém) muitas pessoas de baixa renda fora das instituições de nível superior. Entretanto, as bolsas do ProUni 2024 podem ser uma boa alternativa para quem não pode custear seus estudos. Veja quais são os critérios para conseguir bolsas de estudo 50% e 100%.
O que é o ProUni?
O Programa Universidade Para Todos – ProUni foi criado no ano de 2004 a fim de democratizar o acesso à universidade, concedendo a oportunidade de estudo aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal e concede bolsas de estudos parciais (que cobrem 50% do valor da mensalidade) ou integrais (que cobrem 100% do valor da mensalidade), de acordo com a renda familiar do estudante.
Quem pode conseguir uma bolsa do ProUni?
O principal critério do ProUni que você precisa ter em mente é que ele é voltado para estudantes que não possuem ainda um diploma de curso superior, ou seja, que estão na sua primeira graduação.
Assim, para concorrer a uma bolsa, é preciso que o estudante se encaixe nesse e em outros critérios que vamos esclarecer mais abaixo.
A renda do estudante é decisiva para o processo
Como se sabe, o critério que diferencia as bolsas de 50% e 100% é justamente a renda do estudante.
Sendo assim, para concorrer a uma bolsa de 100%, o estudante terá que comprovar que possui uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Ao contrário, as bolsas parciais se aplicam aos estudantes cuja renda bruta familiar mensal é de até três salários mínimos por pessoa. Entretanto, os critérios não param por aí.
Conheça as Universidades e Faculdades que Aceitam o PROUNI em 2024!
Demais critérios para conquistar uma bolsa ProUni
O candidato precisa atender a, pelo menos, mais uma das seguintes condições para concorrer a uma bolsa ProUni:
- Haver cursado o Ensino Médio de forma integral em escola da rede pública de ensino;
- Haver cursado o Ensino Médio de forma integral em escola da rede particular de ensino, porém, na condição de bolsista integral da própria escola;
- Haver cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular na condição de bolsista integral ou parcial.
- Ser pessoa com deficiência;
- Ter participado das edições mais recentes do ENEM e ter alcançado o mínimo de 450 pontos e não ter zerado a redação;
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica. Nesse caso, o professor pode concorrer a bolsas específicas de cursos de licenciatura e não é levado em consideração o critério de renda.
Inscrição ProUni 2024 passo a passo
Se você cumpre com os requisitos para se inscrever no ProUni 2024, então, tudo que precisa fazer é entrar no portal oficial do programa e proceder com sua inscrição. Abaixo, indicamos o passo a passo para te orientar:
- Entre no Portal do ProUni através deste link;