As bolsas do ProUni 2025 beneficiam milhares de alunos todos os anos, e aqui vamos entender um pouco mais sobre o programa. Tem dúvida de quem tem direito à bolsa parcial ou integral? Então, você está lendo o artigo certo!
O que a bolsa do Prouni 2025 cobre?
A bolsa do Prouni cobre a mensalidade do curso de graduação em uma instituição privada de ensino superior. Assim, o programa oferece duas modalidades de bolsa.
É importante ressaltar que a bolsa do Prouni não cobre outros custos relacionados ao curso, como os livros e materiais didáticos, alimentação, transporte e moradia.
Nestes outros aspectos você pode buscar a ajuda da universidade. Afinal, algumas instituições oferecem auxílio moradia, alimentação e até mesmo bolsas de pesquisas para ajudar na permanência.
Quais são as bolsas do Prouni?
Como sabemos que o Prouni cobre apenas a mensalidade da universidade, estas são as duas modalidades de bolsas que o programa oferece:
- Bolsa integral: Cobre 100% do valor da mensalidade.
- Bolsa parcial: Cobre 50% do valor da mensalidade.
A modalidade de bolsa a que o candidato tem direito depende, principalmente, da sua renda familiar bruta mensal por pessoa.
Além disso, a sua classificação no processo seletivo do Prouni também é vital para a aprovação no processo seletivo. A nota, entretanto, tem como base a sua prova do ENEM.
Quem tem direito a bolsa de 100% do Prouni?
Como dissemos, o principal requisito para ter direito à bolsa integral do Prouni se baseia na renda familiar bruta mensal por pessoa. É necessário, neste caso, que seja de até 1,5 salário mínimo. Além disso, outros aspectos para participar são:
- Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e nota superior a zero na redação;
- Não ter diploma de curso superior em qualquer instituição de ensino;
- Não ter participado do Prouni em edições anteriores como bolsista.
Quem não pode participar Prouni 2025?
Embora seja um programa abrangente, existem alguns aspectos que podem impedir um estudante de participar do Prouni 2025.
Como já apontamos antes, os alunos que já têm um diploma de ensino superior não podem se inscrever. Estudantes que já participaram do FIES, em qualquer edição ou que tenham renda familiar bruta mensal por pessoa superior a 3 salários mínimos, também não estão aptos para se inscrever.
Mas se você quer ver realmente todos os requisitos para participar, conferir o edital do Prouni 2025 é indispensável!
Pode ter Fies e Prouni ao mesmo tempo?
É um fato que a exigência para ter uma bolsa 100% exclui muitos estudantes, mas ainda é possível se formar com “100% de ajudado governo”.
Portanto, você precisará combinar o Fies e o ProUni, e o processo, teoricamente é muito simples. Na prática, entretanto, você precisará de organização e diferentes documentos à disposição.
Assim, para usar ambos os programas, é necessário escolher a modalidade de bolsa parcial. Mais do que isso, o estudante precisa fazer o pedido e aprovação para o mesmo curso em ambos os programas.
E claro, o período, modalidade, instituição, devem ser os mesmos. Em tese, você vai pedir 50% de ajuda para cada programa te ajudar a pagar o mesmo curso.
Por fim, vimos que as Bolsas do ProUni 2025 tem diferentes modalidades, e que o principal fator para a distinção é a renda per capita. Ah! E não se esqueça que é possível combinar o ProUni e o FIES, desde que ambos sejam bolsas parciais.