Caderno do Professor 2023: Materiais de Apoio ao Currículo Paulista

O Caderno do Professor 2023 é uma ferramenta importante para os docentes. Apesar de muito precisa, nem todas as pessoas conseguem ter acesso aos materiais de apoio disponibilizados pelo governo de São Paulo. Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o Caderno do Professor 2023.

Caderno do Professor 2023
Caderno do Professor 2023

O que é o Caderno do Professor?

O Caderno do Professor é uma ferramenta criada pelo governo de São Paulo com o intuito de incentivar os docentes e contribuir no trabalho dos profissionais.

Outra intenção é fazer com que as aulas dos professores satisfaçam e tenha como base o currículo oficial do estado de São Paulo a fim de auxiliar os alunos no desenvolvimento das habilidades e competências.

O Caderno do Professor 2023, de acordo com o portal de São Paulo, foi preparado por especialistas através do Programa São Paulo Faz Escola. 

Este projeto apresenta suporte aos alunos das séries finais do ensino fundamental e médio e os docentes de modo em geral.

Por meio do programa São Paulo Faz Escola, os educadores que atuam nas unidades da rede estadual de ensino recebem o Caderno do Professor para auxiliar os docentes no preparo das aulas e direcioná-los quanto ao desenvolvimento de atividades com os alunos dentro das disciplinas de matemática, língua portuguesa, história, filosofia, química, física, biologia sociologia, inglês, geografia e educação física.

Fonte: Portal Estado de São Paulo


✓ Veja os artigos mais buscados pelos alunos em 2023:

O que significa o Currículo Oficial de São Paulo?

Com a intenção de melhorar o ensino da rede pública do estado, o Governo de São Paulo criou no currículo, as informações referentes às competências que o aluno precisa obter para finalizar o ensino básico com eficiência.

Por meio deste documento há também informações sobre como vai funcionar o processo de preparação dos professores e quais são as competências que serão cobradas nas disciplinas em questão.

O Currículo pode ser encontrado no portal oficial de São Paulo e só o documento voltado para o ensino médio tem cerca de 300 páginas.

De forma resumida, ele também apresenta tabelas com as disciplinas e quais os campos de atuação, os objetivos de conhecimento, as habilidades e competências necessárias aos docentes.

É importante lembrar que através do site de São Paulo e da aba educacional, os documentos são encontrados de forma separada, isto é, levando em consideração o ensino fundamental e médio.


Onde encontrar o Caderno do Professor 2023?

O portal EFAPE-  Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação do Estado de São Paulo libera além dos materiais de apoio ao currículo, o Caderno do Professor e do aluno.

O acesso é simples e o internauta pode selecionar antecipadamente a informação no momento em que estiver ativo na página.

Por meio do portal, é possível ter materiais das disciplinas de português, matemática, artes, história, geografia e ciência. Além disso, materiais de PEI para anos iniciais e finais também são liberados pela plataforma.

Para acessar, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Escolha qual caderno do professor deseja e faça o download.

É válido lembrar que o Caderno do Professor 2023 pode ser acessado de forma completa, levando em consideração os anos anteriores e permitindo que os profissionais façam anotações, para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o portal da Secretaria Digital de São Paulo clicando aqui;

  • Faça o cadastro;
  • Tenha acessos e informações.

Como para essa modalidade o acesso é privado, é preciso inserir login e senha. Para mais detalhes sobre o Caderno do Professor 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Se prepare para o ENEM 2023 com estes artigos:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Caderno do Professor 2023: Materiais de Apoio ao Currículo Paulista

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.