O Cancelamento FIES 2025 entra no nosso foco hoje e recebe um passo a passo simples e sem mistério. Além disso, falamos também de motivos que podem levar à perda do financiamento e os valores a serem pagos caso opte por desistir do contrato.
Como faço para cancelar o Fies 2025?
Para obter o cancelamento FIES 2025, os alunos têm, basicamente, duas opções. Assim, a primeira delas é por meio do SisFIES. Este é o portal do FIES onde os alunos que contam com o financiamento podem acessar diversos recursos relacionados ao programa.
O passo no site é simples, de modo que o primeiro passo é acessá-lo no seguinte link. Na página, você precisará informar seu CPF e senha para entrar na conta de aluno.
No sistema do FIES, o “cancelamento” é referente ao “encerramento antecipado”. Desse modo, dentro do portal, você deve selecionar a opção referente à “Solicitar Encerramento do Contrato”.
Após confirmar a decisão, é necessário se dirigir até a instituição em que você assinou o contrato. Importante destacar que deve ser na companhia do fiador.
O outro caminho é ir diretamente na instituição em que você obteve o financiamento. Já ciente da decisão, você pode marcar um agendamento de horário ou se dirigir à agência para buscar orientação sobre os passos.
Imagem: Reprodução/FreepikDe todo modo, você precisará levar alguns documentos no dia. Não deixe de conferir atentamente no site, mas entre eles estão:
- Cédula de Identidade válida;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Contrato do Fies;
- Termo de Encerramento do Contrato preenchido e assinado pelo estudante e fiador (disponível no site do SisFies).
Aliás, é muito importante destacar que o cancelamento do Fies só pode ser feito até o dia 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.
E não se esqueça que após o cancelamento, o estudante terá que pagar o saldo devedor do Fies, sobre o qual falamos melhor a seguir.
Quanto paga para cancelar o Fies?
Como acabamos de apontar, o valor a ser pago para cancelar o Fies depende do saldo devedor do contrato, que inclui:
- Valor total dos juros e da correção monetária;
- Multas por atraso no pagamento das parcelas (se houver);
- Encargos administrativos.
Atenção, pois, o estudante pode solicitar um desconto de 100% no saldo devedor do Fies se ele se enquadrar em um dos critérios. Para isso, recomendamos ler com atenção as recomendações do governo e instituições participantes.
O que acontece se eu não cancelar o Fies?
Não há mistério, pois, se o estudante não cancelar o Fies, ele terá que pagar o saldo devedor do contrato, com juros e correção.
Além disso, o estudante poderá ter seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito caso não efetue o pagamento.
Como saber se o meu Fies foi cancelado?
O estudante pode consultar a situação do seu Fies no site do SisFies. Desse modo, em alguns passos simples, você pode entrar em “Meu FIES” e consultar a página “Situação do Contrato”.
O que faz a pessoa perder o Fies?
Este é um ponto que vale a pena trazer, já que, o estudante pode perder o Fies, além de ter a liberdade para decidir cancelar. Portanto, alguns motivos que levam à perda do financiamento são:
- Evasão do curso;
- Trancamento de matrícula por mais de dois semestres consecutivos;
- Excluir disciplinas sem a devida autorização da instituição de ensino;
- Não obter o mínimo de aproveitamento acadêmico exigido pelo MEC;
- Obter diploma de graduação em outro curso;
- Falecimento do estudante ou do fiador;
- Inadimplência do contrato (atrasos no pagamento das parcelas).
Ah! O estudante que perder o Fies poderá solicitar a sua reabilitação no programa, desde que atenda aos requisitos exigidos pelo MEC.
Por fim, podemos dizer que você está por dentro dos principais tópicos sobre o cancelamento do Fies 2025. Aliás, esta é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado.
De todo modo, o estudante precisa avaliar todas as suas opções antes de tomar uma decisão definitiva acerca deste assunto.