Cartão de Confirmação ENEM 2023: Acessar Local de Prova do ENEM

O cartão de confirmação ENEM 2023 é um documento importante do processo seletivo. Se você tem dúvidas sobre o que se trata e quer ter informações sobre o local de prova, confira as informações a seguir e saiba tudo sobre o cartão de confirmação ENEM 2023.

Cartão de confirmação ENEM 2023
Cartão de confirmação ENEM 2023

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado como o segundo maior processo seletivo do mundo e o primeiro maior do Brasil. Por meio deste vestibular nacional, os estudantes têm acesso ao ensino superior categoria privada e Pública. Atualmente as inscrições acontece uma vez ao ano e as provas são realizadas em dois  finais de semana sucessivos.

Por meio de um horário pré-determinado, os estudantes realizam a prova do ENEM que conta com conteúdos de linguagem e suas Tecnologias matemática e suas Tecnologias Humanas e suas Tecnologias ciências exatas e suas Tecnologias e redação.

A prova de redação tem caráter dissertativo argumentativo no qual o estudante precisa  resolver uma solução problema pedida junto à questão. O processo seletivo conta com 180 questões de múltipla escolha.

Há projetos para reformulação do exame do Enem em que poucos conteúdos são pedidos e pode haver cobrança de questões dissertativas. com as mudanças no exame, o Enem conta  comprova na modalidade física e digital. o processo seletivo acontece na mesma data nos dois casos.

Imagem: Portal ENEM

Os alunos que optarem por realizar a prova digital vão efetuar as questões nos locais informados pelo cartão de confirmação  no computador sem presença de internet. veja mais detalhes e saiba informações sobre o cartão de confirmação ENEM 2023.


O que é cartão de confirmação ENEM 2023? 

O cartão de confirmação do Enem é uma ficha em que constam dados sobre a inscrição do candidato. informações como dados pessoais assim como local de prova e horário  estão inseridos nos documentos.

 

O cartão de confirmação tem a sua importância para nortear o estudante também sobre o endereço da prova. Dados como o número de inscrição também são informados no cartão.

✓ Veja mais dicas para se sair bem na prova:

Vale lembrar que levar o cartão de confirmação no dia da prova não é obrigatório entretanto INEP recomenda já que constam informações importantes e podem auxiliar O estudante no dia da prova. Veja mais detalhes e saiba informações para acessar o cartão de confirmação ENEM 2023.

Imagem: Portal ENEM

Como ver o cartão de confirmação do Enem 2023?

O cartão de confirmação encontrado no portal oficial do INEP  também chamado como página do participante do ENEM é possível encontrar informações sobre os locais da prova e dados sobre a inscrição. Para isso é preciso realizar um login junto a plataforma, sigo passo a passo abaixo:

Imagem: Portal do participante
  •  Insira o login com as informações pedidas;
  •  Acesse o sistema e vá para Local de prova

As informações podem ser acessadas de forma online. Se preferir, o candidato pode fazer download e imprimir o cartão de cnfirmação do ENEM para levar no dia da prova.

É importante lembrar que caso o candidato não lembro da senha cadastrada pode haver a recuperação do acesso. O procedimento é simples basta que o estudante ensino CPF e clique em ”esqueci minha senha”.

A forma de recuperação da senha varia dependendo da escolha do candidato podendo ser recuperado através do aplicativo do Governo Federal de bancos credenciados por meio do Internet Banking ou através do SMS ou e-mail.

O Governo Federal estabeleceu o login único no qual o indivíduo pode ter acesso a informações sobre bancos cadastros federais processos seletivos como Sisu e Enem.  Para mais detalhes sobre o cartão de confirmação, continue acompanhando este portal.

✓ Saiba desde já, os próximos passos após a prova:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cartão de Confirmação ENEM 2023: Acessar Local de Prova do ENEM

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.