A edição deste ano do Enem está próxima, e quem vai participar se preocupa se está bem preparado, afinal o Exame não é fácil. Mas, se sua maior preocupação é a redação, veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Cartilha do Enem 2023, e tire nota mil.
Como é a prova de redação do Enem?
Na prova de redação do Enem o candidato precisa redigir um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 8 e no máximo 30 linhas. E o conteúdo deve obrigatoriamente abordar o tema proposto pela banca, que consta no caderno da prova.
Para atender as expectativas da banca quanto a produção textual, você precisa escolher um ponto de vista sobre o assunto e defendê-lo. Contudo, você deve apoiar sua opinião em argumentos consistentes, bem estruturados e coerentes, para pontuar bem.
Por fim, você também precisa elaborar uma proposta de solução para o problema apresentado no tema, que esteja de acordo com o restante de seu texto.
Cartilha do Enem 2023
Recentemente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou a Cartilha do Enem 2023. Tratando especificamente da redação do Enem, o documento tem a finalidade de servir como uma ferramenta de apoio para os candidatos inscritos.
Bastante completa, a cartilha traz informações importantes sobre a redação do Enem, sua metodologia de avaliação e esclarecimento das dúvidas mais comuns. Além disso, disponibiliza de diversas nota mil da edição do ano passado, com comentários.
Qual a metodologia de avaliação da redação do Enem?
De acordo com a Cartilha do Enem 2023, as provas de redação são avaliadas por no mínimo dois professores de Letras ou Linguística. E os avaliadores analisam se os candidatos conseguiram alcançar as seguintes competências:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
Cada uma das cinco competências pode receber até 200 pontos de cada avaliador. Desse modo, a nota do ENEM será calculada fazendo-se uma média das notas atribuídas, podendo chegar ao máximo de 1 mil pontos.
O que pode zerar a prova de redação do Enem?
Bem como precisa se preocupar em atender as competências exigidas pelo Inep, os participantes também devem ficar atentos para não zerar sua prova. Veja abaixo o que pode zerar a prova de redação do Enem:
- Fugir do tema proposto;
- Não redigir no formato de texto dissertativo-argumentativo;
- Não atingir o número mínimo ou ultrapassar o número máximo de linhas;
- Reproduzir parte do texto do enunciado da prova de redação ou das questões da prova objetiva, sem no mínimo oito linhas de produção própria;
- Desenhar ou inserir números ou sinais gráficos sem função na folha da redação;
- Utilizar linguajar inadequado ou ofensivo;
- Escrever seu nome ou apelido, ou assinar, ou rubricar fora do local correto;
- Redigir em outra língua que não a Língua Portuguesa;
- Redação com letra ilegível.
Como fazer download da Cartilha do Enem 2023
A Cartilha do Enem 2023 está disponível para ser acessada no portal oficial do Inep, podendo ser feito o download do documento gratuitamente. Veja abaixo um passo a passo de como acessar e baixar a Cartilha:
- Acesse o portal oficial do Inep clicando aqui;
- Em Áreas de atuação, clique em Avaliações e Exames Educacionais;
- Na nova página clique em Enem;
- Desça a página até a seção Saiba Mais, então clique em Outros Documentos;
- Em Guias, Cartilhas e Manuais, clique em Cartilha do Participante – A redação do Enem 2023;
- Pronto, agora é só fazer o download da Cartilha e aproveitá-la da melhor forma possível.