Uma das grandes dificuldades dos candidatos é sobre como comprovar que merece o ProUni, visto que o programa é complexo e tem suas próprias condições. Por isso, veja todas as dicas sobre comprovantes e documentos; confira!
Tipos de documentos de renda para comprovar que merece o ProUni
O comprovante de renda é um dos principais documentos para comprovar o enquadramento na legislação do ProUni. Isso porque é o meio probatório de atestar que o candidato está coberto pelo benefício legal.
Nesse sentido, o comprovante exigido depende inicialmente do tipo de atividade para atestar o direito de participar da seleção do ProUni. Além disso, a escolha do documento a ser apresentado fica a cargo do coordenador para a concessão do benefício. Veja as opções:
1. Comprovantes para assalariados
Os estudantes assalariados podem apresentar os seguintes documentos, tanto de si mesmo quanto dos membros da família:
- 3 últimos contracheques nos casos de renda fixa;
- 6 últimos contracheques quando o profissional recebe por hora ou por comissão;
- Declaração do IRPF e demais recibos de retificação;
- CTPS ou carnê do INSS;
- Extrato da conta do FGTS com dados dos últimos seis meses;
- Extrato bancário dos últimos três ou quatro meses.
2. Comprovantes para trabalhadores rurais
Os estudantes que desejam uma bolsa do ProUni e advém de famílias ou por si exercem funções de trabalhos rurais, os documentos possíveis são os seguintes:
- Notas fiscais de vendas de pelo menos 6 meses anteriores;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Declaração do IRPF e recibo de envio;
- Extratos bancários.
3. Comprovantes para aposentados e pensionistas
Os dependentes de membros familiares aposentados precisam solicitar o extrato de pagamento do benefício diretamente no site do MPAS. Além disso, outros documentos como extratos bancários e declaração do IRPF podem ser solicitados.
4. Comprovativos para autônomos e profissionais liberais
Veja os documentos necessários para quem se intitula como autônomo e profissional liberal:
- Declaração do IRPF com o recibo de envio à Receita Federal;
- Extratos bancários de pelo menos 3 meses;
- Guia de recolhimento do INSS.
5. Comprovantes em outros casos
Há uma série de outros casos que fornecem documentação específica para os alunos do ProUni. Os sócios e diretores de empresas apresentam extratos bancários dos últimos 3 meses, contracheques e Declaração de Imposto de Renda.
Por sua vez, os rendimentos de aluguel e bens e imóveis também constam nas comprovações, com extratos bancários dos últimos 3 meses, contrato de locação e declarações de renda.
Mais documentos para comprovar o merecimento do ProUni
Além dos comprovantes de renda, o ProUni pode requisitar uma série de documentos. Nesse sentido, os de identificação apresentam diferentes opções, como CNH, identidade e passaporte.
O comprovante de residência pode ser atestado com contas diversas, contrato de aluguel, fatura do cartão de crédito ou boleto escolar, por exemplo. A comprovação de óbito ou separação dos pais também pode ser requisitado, bem como o laudo médico para casos de deficiência.
Mais orientações sobre como comprovar que merece o ProUni
Os estudantes e candidatos a pleitear uma vaga podem perceber que os documentos básicos para comprovar renda são contracheque, extrato bancário e Declaração do Imposto de Renda (jurídico e físico).
Por isso, reuni-los com antecedência é fundamental para se planejar e não ser surpreendido, principalmente porque alguns podem levar um certo tempo para retirá-los de maneira oficial.
Por fim, pesquise bastante sobre o edital do ProUni, buscando encontrar as especificidades de cada instituição de ensino, visto que os pré-requisitos podem variar.