Como Conseguir Bolsas em Faculdades Privadas pelo ProUni?

Hoje a nossa missão te mostrar como conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo ProUni. Não deixe de conferir até o final e se atentar a todos os pontos que reunimos abaixo.

ProUni
ProUni – Imagem: Reprodução/Pexels

Conheça o ProUni 2024

Para quem não conhece o Programa Universidade para Todos (ProUni), é fundamental se atentar a este programa. Afinal, ele é uma das pontes para estudantes que desejam dar continuidade aos seus estudos, mas em uma instituição de ensino superior particular.

Desse modo, desde 2004, esta iniciativa do governo oferece bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas. Então, é possível obter 100% ou metade do financiamento do seu curso, desde que a instituição esteja inscrita no programa e você cumpra os requisitos socioeconômicos.

Embora o seu foco seja garantir o acesso para estudantes de baixa renda, desde 2022, o ProUni se tornou mais abrangente, permitindo assim, que alunos formados em escola particular (sem bolsa), também concorram a uma vaga pelo programa.

Conheça o ProUni
Conheça o ProUni – Imagem: Reprodução/Pexels

O principal objetivo, no entanto, é tornar o acesso à educação superior mais democrático. Afinal, o principal critério para participar, é a pontuação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O mínimo exigido são 450 pontos, considerando as suas cinco notas no exame.

Para ficar por dentro de todos os detalhes acerca do ProUni, é recomendado consultar o edital mais recente. Para isso, você pode conferir aqui nesta página, onde estão disponíveis os últimos documentos referentes à legislação do programa.

http://Bolsas%20do%20ProUni%202024
Prouni

Bolsas do ProUni 2024

Quem tem Direito? Bolsa de 50% e 100%

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Como conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo ProUni?

Como o próprio MEC aponta, entre os principais pontos para se inscrever, se destaca a necessidade de “possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos”.

Como conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo ProUni
Bolsas de estudo em faculdades privadas pelo ProUni – Imagem: Reprodução/Pexels

Então, de modo bem simples para você entender, existem basicamente três pilares para você conseguir uma bolsa pelo ProUni.

  • Participar da prova do ENEM, alcançando 450 pontos na média e sem zerar a redação;
  • Se incluir em algum dos critérios socioeconômicos destacados acima ou em uma das categorias que mencionaremos a seguir;
  • Realizar a sua inscrição pela internet e acompanhar o processo seletivo.

Quais são os outros estudantes que também se enquadram no grupo contemplado por bolsas do ProUni? Além de estudantes com diploma do ensino médio nas condições acima, portadores de deficiência, e professores de rede pública (“exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia”, conforme o MEC).

Lista

Universidades e Faculdades que Aceitam o PROUNI em 2024

Confira a lista completa!

Conferir
Você permanecerá no site atual

Como se inscrever no ProUni 2024

Você já sabe os principais passos para quem deseja conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo ProUni. É claro que isso não dispensa a necessidade do interessado consultar o edital oficial. Afinal, ele traz todos os detalhes, como o cronograma, documentos indispensáveis, e tudo o que você precisa saber.

Portanto, após se certificar de que você fez o ENEM e tem pontuação suficiente, é necessário entrar na Página do ProUni, no portal do MEC

Como se inscrever no ProUni 2024
Como se inscrever no ProUni 2024 – Imagem: Reprodução/GOV

Quando entrar na página do ProUni dentro do período disposto para a inscrição, 23 de fevereiro a 03 de março, basta solucionar a opção destacada acima. Ela te levará à página de inscrição.

Nela, o participante precisará preencher os formulários e solucionar suas opções com atenção. Neste momento o estudante escolherá dois cursos de interesse, além de informar seus dados pessoais e modalidade pela qual deseja concorrer.

Assim, vale destacar que a participação é gratuita, e em caso de não aprovação na primeira chamada, os estudantes ainda podem participar de uma lista de espera. Com isso, as suas chances de aprovação são ainda maiores!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.