Tudo certo para entender como conseguir bolsas em faculdades privadas pelo ProUni? Aqui veremos como funciona o ProUni, os tipos de bolsas disponíveis, entre outros detalhes que vão te ajudar neste momento!
Como funciona o Prouni em faculdades particulares?
O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, é um programa do Governo Federal. Através dele, estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas, têm acesso a bolsas de estudos.
Assim, há as bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para insituições em todo o país. O programa, portanto, tem como público alvo os estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior e que atendam aos critérios de renda e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para participar do Prouni, o candidato precisa se inscrever no site do programa durante o período de inscrições. O processo seletivo geralmente acontece duas vezes ao ano, em janeiro e junho.
Então, durante a inscrição, o candidato deve informar seus dados pessoais, renda familiar e a nota do Enem, destacando qual modalidade de bolsa deseja.
As bolsas do Prouni são distribuídas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, considerando a nota final no Enem, a renda familiar e a modalidade de bolsa.
Os candidatos que têm as melhores notas e se enquadram nos critérios de renda são os primeiros durante a convocação. Em relação ao Enem, é fundamental que os alunos atinjam a média de 450 pontos e não zerem a redação para poder participar.
Quais são os tipos de bolsas oferecidas pelo Prouni?
O Prouni busca ser o mais abrangente possível, assim, com base em critérios socioeconômicos, o programa oferece dois tipos de bolsas:
- Bolsa integral: concede 100% de desconto na mensalidade do curso;
- Bolsa parcial: concede 50% de desconto na mensalidade do curso.
Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?
Para conseguir uma bolsa de 100% no Prouni, o candidato não precisa fazer nada de diferente durante o processo de inscrição, isso mesmo!
De todo modo, é imprescindível que o estudante componha uma família com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.
Se enquadrando neste e nos demais requisitos universais para se inscrever, você só precisa fazer a solicitação e preparar os documentos para a comprovação.
É mais fácil passar no Prouni?
A dificuldade de passar no Prouni não é fixa, uma vez que a cada edição, muitos fatores em torno do processo seletivo mudam.
Então, aspectos como a nota do candidato no Enem, o curso e a modalidade de bolsa devem ser levados em consideração. De todo modo, é mais fácil conseguir uma bolsa parcial do que uma bolsa integral.
No entanto, é importante ressaltar que o Prouni é uma ótima oportunidade para estudantes que desejam ingressar em uma faculdade particular.
Reunimos algumas dicas que podem te ajudar a se sair melhor durante a seleção. A primeira recomendação é estudar para o Enem. Pois, quanto melhor sua nota no Enem, maiores serão suas chances de conseguir uma bolsa no Prouni.
Tão importante quanto ter uma boa nota, é não perder as datas! Portanto, mantenha a atenção às datas de inscrição e pode parecer bobo, mas não deixe de verificar se você realmente atende aos critérios de renda.
Ter em mente um curso ou instituição de preferência pode te ajudar, assim como saber qual modalidade de bolsa deseja. Passado por tudo isso, acompanhe o resultado da seleção e as próximas etapas em caso de aprovação.
Por fim, vimos como conseguir bolsas em faculdades privadas pelo ProUni não tem mistério. Exige dedicação, atenção às datas, definição de metas, e todo o processo seletivo, ocorre praticamente pela internet e não há taxa para participar.