Estudar para concurso não é fácil, com a grande quantidade de conteúdo que as bancas exigem tanto para vagas de nível Médio, quanto Superior. Então, para ajudar você, trouxemos aqui algumas dicas de como estudar português para concurso, para obter aprovação.
Por que é importante estudar português para concurso?
Cada concurso tem seu conteúdo programático e alguns têm muitas semelhanças, mas nunca são exatamente iguais. Contudo há uma coisa que todos os processos seletivos deste tipo têm em comum, absolutamente todos têm questões de português.
Dessa forma, estudar português é muito importante quando se fala de concursos, pois não há dúvidas que a disciplina vai ser cobrada na prova. Além disso, se você fizer mais concursos já vai saber um pouco, e quanto mais processos seletivos participar, melhor preparado na disciplina vai ficar.
Ir bem na prova de português pode garantir uma vaga a você, seja pelo cargo ter um bom peso na disciplina, seja como uma forma de aumentar sua nota.
O que estudar em português para concurso público?
De forma geral concursos de nível Médio costumam cobrar mais interpretação de texto, ortografia, morfologia, sintaxe, concordância, regência e gêneros textuais. Já os de nível Superior, além dos conteúdos citados, também é muito cobrado: verbos, crase, conjunções, pronomes, preposições.
Lembrando que estes são os conteúdos mais cobrados, o que não descarta que os outros citados no edital não acabem caindo na prova também. Então, sempre que possível, é importante estudar seguindo o conteúdo programático.
Mas é interessante focar um pouco mais nos conteúdos aqui citados, tendo em vista que os mesmos têm uma tendência maior de cair em qualquer prova de concurso.
Como estudar português para concurso
Sendo a disciplina comum a qualquer concurso e capaz de fazer você ser aprovado, é bom você saber como estudar português para concurso. Então trouxemos aqui algumas dicas para ajudar você nessa missão, recomendadas por especialistas:
Use o edital
Como já mencionamos, embora tenha alguns conteúdos que costumam aparecer mais nas questões de português de concursos, é importante dar atenção ao edital. Planeje seu cronograma de estudos baseado no conteúdo programático de seu processo seletivo e suas chances já vão ser maiores.
Não esqueça de interpretação de texto
Muitas pessoas se focam tanto nos conteúdos de português que esquecem de se preparar para as questões de interpretação de texto, o que é um grande erro. Então, não se esqueça de treinar para esta parte da prova, algo que pode fazer com simulados e provas antigas.
Exercite os conteúdos
Falando em simulados e provas antigas, isso vale também para todo conteúdo de português que você estudar. Quanto mais exercícios você fizer, melhor você vai compreender como responder as questões bem como vai fixar os conteúdos.
Estude de diferentes formas
Todo mundo tem seu próprio jeito de aprender, mas procure não se fixar em uma única forma de estudar. Atualmente você encontra muitos recursos online gratuitos, então aproveite, veja videoaulas, ouça podcast, e se divirta com jogos educativos especificamente voltados para português.
Faça revisões
Aliás, diante a grande quantidade de conteúdo que você vai precisar estudar, não só de português inclusive, é bom de tempos em tempos dar uma revisada no que você já viu. Essa revisão pode ser bem rápida, antes de iniciar um conteúdo novo de seu planejamento.
Se dedique de verdade
Por fim, para obter sucesso, além de seguir todas as dicas acima, é fundamental que você se dedique de verdade. Então se organize, crie um plano de estudos, determine um tempo e horário diário para apenas estudar, e esqueça o celular ou qualquer outras fontes de distração neste momento.