Como funciona o ProUni 2024? Se você está com esta dúvida, nós não podemos deixar você sair daqui com ela. Assim, esse artigo vai te mostrar o que todo participante quer saber sobre este programa tão importante!
Como funciona o ProUni?
O ProUni é um programa do governo federal brasileiro, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares. A princípio, essas bolsas tinham como foco, estudantes de baixa renda que fizeram o ENEM.
Quem pode participar do ProUni?
Para se candidatar a uma bolsa do ProUni, o estudante deve atender a alguns requisitos. O primeiro ponto é ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral.
Além disso, é necessário obter uma pontuação mínima no ENEM, que atualmente é de 400 pontos a partir de uma média aritmética. Também é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. Para este último quesito não é mais exigido, podendo se inscrever pessoas de qualquer renda.
Este processo é aberto cerca de duas vezes no ano, normalmente no início de cada semestre. Desse modo, durante o processo de inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de curso e instituição de ensino.
Se você se encaixa nos requisitos, pode se inscrever no programa e concorrer a uma dessas bolsas de estudo. Mas, depois de saber se você pode participar, é hora de saber como fazer a sua inscrição no ProUni.
Como o portal oficial do governo destaca, “O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni“.
Como conferir as informações após se inscrever no ProUni?
Existem alguns meios diferentes de chegar ao mesmo lugar. Contudo, nos últimos anos, o governo tem se esforçado para que programas como este, possam ser acessados no Portal Único de Acesso Superior. Assim, este é o primeiro passo para conferir como anda a sua inscrição.
- Em seguida, você pode selecionar duas opções, sendo a primeira com acesso ao resultado da 1ª chamada e quem foi convocado para comprovar as informações da 1ª chamada [no segundo quadro];
- A terceira opção fica disponível a partir do dia 21 de março, e como é possível ver na imagem, é o momento de ver o resultado da 2ª chamada.
Outras informações importantes sobre o ProUni
Por fim, é necessário destacar que para acessar os serviços mencionados acima, você precisa logar com sua conta GOV BR, que consiste de seu CPF e uma senha. Desse modo, você consegue aproveitar não apenas o ProUni, mas outros programas também como o FIES ou SISU.
E se você ouve a gente sempre falar disso aqui e não sabe o que é uma conta GOV BR, segundo o portal do Acesso Único fica claro que “Uma conta GOV.BR é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais”. Assim, inúmeros projetos do governo têm passado por essa conta.
Um ponto pouco comentando, mas muito interessantes é que o ProUni, por conceder bolsas integrais e de 50% de desconto, também pode ser combinado ao FIES.
Por outro lado, não é possível combinar este programa ao SISU, que por sua vez concede acesso a universidades públicas. Porém, o usuário tem o direito de participar dos dois programas simultaneamente, caso se enquadre no perfil necessário.