O desafio de como se concentrar nos estudos é muito presente na rotina de quem estuda, afinal, o dia a dia é cheio de percauços e distrações. Por isso, veja nossas dicas essenciais!
Como se concentrar nos estudos? As dificuldades
A concentração nos estudos é um dos pilares fundamentais para o sucesso acadêmico, visto que permite absorver o conteúdo de forma mais eficaz, facilitando a compreensão e retenção do material. De fato, alunos concentrados têm desempenho melhor.
O ambiente do dia a dia traz uma série de dificuldades para manter a concentração, principalmente o desconforto na cadeira e na mesa e os barulhos. Os dispositivos eletrônicos e as redes sociais também são elementos que dificultam o foco total na preparação e nos estudos.
As ‘distrações’ também vêm do próprio corpo do estudante, sobretudo por conta de problemas como fadiga mental, excesso de atividades e estresse. Nesse sentido, é mais difícil concentrar-se do que desconcentrar-se. Por isso, você precisa de dicas sobre como concentrar nos estudos.
Como se concentrar nos estudos? As melhores dicas
Veja as principais dicas para ajudar os diferentes tipos de estudantes a se concentrarem no dia a dia:
1. Ouvir música
Alguns gêneros musicais, como a música classica, podem ajudar na concentração. Isso porque a combinação de certos instrumentos ativam o foco e afastam os barulhos exteriores.
Nesse sentido, a ausência de letras faz mais a diferença positiva, pois as músicas efetivamente cantadas podem causar outras distrações e bagunçarem a assimilação do conteúdo.
2. Ouvir ruído branco
Os ruídos brancos são formatos sonoros que têm a capacidade de aumentar o foco e a concentração. Nesse sentido, sons de chuva e até de ventiladores podem ajudar a eliminar o incômodo de outros barulhos e dar tranquilidade para os estudos.
3. Não ouvir nada
Para muita gente, o silêncio completo é a única saída para conseguir concentrar-se. Por isso, o protetor auricular é um recurso completamente importante, visto que pode tapar completamente a entrada do som.
4. Buscar um ambiente calmo
O ideal para estudar com calma e tranquilidade é se instalar em um ambiente que oferece todas essas condições. Nesse sentido, um cômodo isolado dentro de casa é uma ótima opção.
Para as pessoas que não contam com espaço na casa, pode valer a pena dirigir-se para bibliotecas públicas e outros locais que permitem o uso para os estudos. Quem não consegue mesmo se dirigir ou criar o ambiente em casa deve usar dos outros recursos.
5. Preparar um ambiente confortável
A aquisição de cadeiras e mesas confortáveis pode fazer toda a diferença para otimizar os estudos, valendo o investimento. Entenda que certas posições – principalmente deitado – pode não ser tão efetivo e aumentar a procrastinação.
6. Utilizar técnicas avançadas
As técnicas de gestão de tempo e de concentração são muito eficazes para manter o foco, como o método pomodoro. Atualmente, há bons aplicativos que ajudam a realizar uma combinação eficiente entre produção e descanso.
Mais dicas para te ajudar sobre como se concentrar nos estudos
Veja mais dicas que podem fazer a diferença sobre como se concentrar nos estudos:
1. Descanse
A preparação para o ENEM e para outros processos seletivos são muito estressantes e desgastantes. Por isso, o descanso é fundamental em qualquer rotina de estudos.
Não adianta colocar dezenas de horas semanais e utilizá-las completamente cansado e com sono. Por isso, tenha uma rotina que também prioriza o descanso na estratégia.
2. Tenha hábitos saudáveis
Os cuidados com o corpo são fundamentais, visto que comer bem e fazer exercícios físicos também ajuda a manter a concentração e o foco. Nesse sentido, opte por uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas regulares.