Você sabe como usar a nota do ENEM 2025? Neste artigo viemos te mostrar algumas possibilidades para quem participou do exame. Falaremos sobre as principais maneiras para o uso, como trouxemos algumas opções menos comuns, e que beneficiam a milhares de estudantes brasileiros.
Como usar a sua nota do Enem 2025?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode mudar a vida de estudantes no Brasil. Este exame ocorre anualmente, sendo de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Hoje, o ENEM oferece aos estudantes a oportunidade de ingressar em universidades públicas e privadas, além de obter bolsas de estudo e financiamentos. A seguir, você confere as principais formas de usar a sua nota do Enem:
SiSU – Sistema de Seleção Unificada
O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza a nota do Enem para selecionar os seus participantes. O programa, entretanto, oferece vagas em universidades públicas de todo o país.
O processo de inscrição é simples e gratuito, e os candidatos podem escolher até duas opções de curso por edição do SiSU. Assim, para participar do SiSU 2026, você precisa:
- Ter feito o Enem 2025 e não ter zerado a redação;
- Escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência dentro do período de inscrição.
ProUni – Programa Universidade para Todos
O ProUni é outro programa do MEC que oferece bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes que obtiveram boa nota no Enem.
O programa concede bolsas integrais (100% da mensalidade) e parciais (50% da mensalidade) para estudantes que atendam aos requisitos de renda e desempenho no Enem. Dessa forma para participar do ProUni, você precisa:
- Ter feito o Enem no ano anterior;
- Ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral ou até 3 salários mínimos para bolsa parcial;
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.
FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior
O FIES é outra iniciativa do governo e que oferece financiamento estudantil para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas.
O programa oferece juros baixos e prazos longos para pagamento do financiamento, sendo um grande suporte para milhões de alunos no Brasil. Quem deseja se inscrever no FIES, precisa:
- Ter feito o Enem a partir de 2010 e não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos;
- Ter nota mínima no Enem de 450 pontos, e atingir a nota de corte de acordo com o curso escolhido.
Outras formas de usar a nota do Enem 2025
Sem dúvida, entre os estudantes brasileiros, as modalidades que apresentamos acima são as formas mais comuns de se usar a nota do ENEM 2025.
No entanto, há outras maneiras de fazer uso desse resultado. Há, por exemplo, há possibilidade de ingressar em universidades particulares. Afinal, diversas universidades privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, sem a necessidade de realizar o vestibular.
Há também, instituições privadas de ensino superior que concedem bolsas de estudo para estudantes com boa nota no Enem. Além disso, você sabia que é possível estudar em universidades no exterior, como Portugal e Angola?
Até aqui, você aprendeu como usar a nota do ENEM 2025! Claro que há vias mais comuns e conhecidas pelos estudantes, mas se você se interessas pelas outras opções, não deixe de pesquisar para entender os requisitos de cada programa.