A notícia do Concurso Unificado adiado surpreendeu muitas pessoas que não tinham ideia da gravidade da situação de calamidade pública em que o Rio Grande do Sul se encontra. Desde o anúncio do adiamento, muitas perguntas surgiram, veja aqui o que se sabe até o momento.
O Concurso Unificado
Em setembro de 2023 o Governo Federal criou o Concurso Público Unificado por meio do decreto 11.722. A iniciativa foi desenvolvida com o propósito de unificar a seleção para cargos em diferentes instituições públicas, realizando provas simultâneas.
A primeira edição do processo seletivo teve inscrições de 19 de janeiro a 09 de fevereiro, oferecendo 6.640 vagas de nível Médio, Técnico e Superior. As oportunidades são para trabalhar em mais de 30 órgãos da administração pública federal, em todo o país.
Concurso Unificado adiado
As provas do Concurso Unificado estavam agendadas para acontecerem no domingo, dia 5 de maio, nos turnos da manhã e tarde, em diversas cidades brasileiras. No entanto, os milhares de inscritos foram surpreendidos pela notícia do Concurso Unificado adiado na sexta-feira, dia 3 de maio.
A decisão, de última hora, foi tomada diante da situação de calamidade pública de mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul. O estado vem sofrendo há mais de uma semana com fortes chuvas, que estão inundando a maioria dos municípios gaúchos.
Diante a total impossibilidade das provas serem realizadas no estado, o Governo Federal tomou a decisão de adiar os exames. Afinal seriam 80 mil candidatos inscritos, que não teriam como participar do processo seletivo.
Grande parte dos 228 municípios que teriam locais de aplicação das provas estão sem condições de receber os candidatos, pois estão inundados, em parte ou totalmente. Além disso, o deslocamento nas cidades gaúchas está bastante limitado.
Considerando todos esses fatos, o Governo Federal compreendeu que não tinha outra opção além de adiar a realização das provas. O que está totalmente de acordo com um dos objetivos do Concurso Unificado, que é: “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos”.
Concurso Unificado adiado até quando?
Até o momento não se tem uma definição de nova data para a realização das provas, já que o Concurso Unificado adiado foi motivado pela situação no RS, que não se sabe quando vai melhorar. O Governo Federal declarou, que vai aguardar a situação nos municípios gaúchos normalizar.
Contudo, também foi divulgado que o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) tem expectativas de conseguir reagendar as provas para agosto.
O que muda com o Concurso Unificado adiado?
Outra dúvida que tem preocupado os milhares de inscritos é o que muda com o Concurso Unificado adiado. E a resposta inicialmente é: apenas o cronograma, ou seja, a data das provas, da divulgação de gabarito, dos resultados e do início da convocação.
O Governo Federal espera, inclusive, conseguir manter os mesmos locais de aplicação dos exames em todo o país. Algo que ainda não está confirmado, tendo em vista que o MGI terá que renegociar o uso dos espaços.
No que diz respeito às provas, não haverá mudanças, até porque os cadernos de provas já estão prontos e já foram enviados à maioria dos municípios onde serão aplicadas. Como o material está em segurança, lacrado, será utilizado quando as provas forem reagendadas.
Mais notícias do Concurso Unificado adiado
O Governo Federal vai continuar divulgando notícias sobre o Concurso Unificado adiado, assim que houver atualizações. Aliás, vai publicar uma retificação do edital assim que tiver as novas datas, esclarecendo o que acontece se o inscrito desistir do concurso e quiser estorno da taxa de inscrição.