Cotas do PROUNI 2023: Quem Tem Direito? Como Funciona?

As cotas do PROUNI 2023 não estão disponíveis para todos os perfis de alunos, por isso, você deve entender quais as regras. Hoje, vamos te mostrar quem tem direito às cotas do PROUNI 2023 e como elas funcionam.

Cotas do PROUNI 2023
Cotas do PROUNI 2023 (Imagem: Pexels)

Cotas do PROUNI 2023

O PROUNI é um programa de bolsas de estudo, além disso, as vagas são divididas em duas modalidades e uma delas são as cotas do PROUNI 2023.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, além de professor de escola pública que passa a poder concorrer as bolsas mesmo já tendo uma graduação, de acordo com a Medida Provisória nº 1.075, de 6 de dezembro de 2021.

Fonte: Acesso Único

Cotas do PROUNI 2023
Imagem: Pexels

✓ Veja também:

Existe a modalidade de ampla concorrência no programa, nela, todas as pessoas não cotistas poderão participar. Já na opção de cotas, só poderão ter acesso à modalidade os candidatos que possuírem o perfil coerente com as regras.

É preciso fazer o vestibular para concorrer às bolsas do PROUNI?

Saiba que não é necessário fazer o vestibular na instituição para concorrer às bolsas de estudo do PROUNI, apenas o ENEM.

Imagem: Pexels

O candidato não deve ser uma pessoa matriculada na instituição, pois, se ele tiver vínculo, não poderá concorrer as vagas do programa.

É permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição.

Fonte: Portal do PROUNI


Quem tem direito às cotas do PROUNI?

Para ter direito às cotas do PROUNI, você deve ter o perfil de estudante que se encaixa com as descrições que o programa exige.

Terá direito às cotas:

  • Pessoas que possuem deficiência comprovada, ou seja, possuindo o laudo médico que comprove a sua situação;
  • Autodeclarados indígenas;
  • Autodeclarados pretos;
  • Pardos autodeclarados.
Cotas do PROUNI 2023
Imagem: Pexels

O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

Fonte: acessounico.mec.gov.br

Além dos critérios de cotista, você deve estar de acordo com o seguinte perfil:

  • Tirar 450 pontos na prova do ENEM;
  • Não zerar a redação do ENEM;
  • Para concorrer às vagas de cotista integral, será necessário possui um perfil financeiro que recebe até um salário mínimo e meio;
  • Se o cotista deseja concorrer às vagas parciais, ou seja, bolsa de 50%, então, o mesmo deve receber até três salários mínimos por pessoa.

Ao seguir as exigências básicas do PROUNI, você poderá concorrer às vagas escolhidas nas duas opções de curso da sua inscrição.

Ao seguir as exigências básicas do PROUNI, você poderá concorrer as vagas escolhidas nas duas opções de curso da sua inscrição.

✓ Fique por dentro do ProUni:


Como se inscrever nas cotas do PROUNI 2023?

A inscrição para as cotas do PROUNI 2023 não é diferente de outras formas de vagas, por isso, você deve ter acesso a internet para realizá-la.

É no portal do PROUNI que as inscrições serão realizadas, a única diferença para os cotistas é selecionar a opção de cotas ao clicar no curso que deseja.

  • Para se inscrever no PROUNI acesse o site entre 22 a 25 de fevereiro, clique aqui;

Acesso Único

  • Agora, no calendário clique na opção de inscrição;
  • A próxima etapa será preencher o formulário e selecionar duas opções de cursos, mas, para as vagas de cotas;
  • Ao finalizar a sua escolha, encerre o processo.

Pronto, basta aguardar a divulgação do resultado que acontecerá no dia 02 de março. Boa sorte na seletiva!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cotas do PROUNI 2023: Quem Tem Direito? Como Funciona?

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.