Cronograma ENEM 2025: Calendário Completo Atualizado

Se você pretende ingressar no Ensino Superior após se formar no Ensino Médio, sabe que fazer o Enem é bastante importante. Então, para não correr risco de perder a edição deste ano, veja aqui tudo que precisa saber sobre o processo seletivo e o cronograma Enem 2025.

Jovem analisa um calendário na parede
Imagem: Freepik

Para que serve o Enem?

Inicialmente o Governo Federal criou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o propósito de avaliar o desempenho de alunos que estão concluindo a educação básica. No entanto, em alguns anos o Enem ganhou uma função ainda mais importante no acesso à educação superior.

Em resumo, as notas do Enem se tornaram a principal forma de ingressar em universidades públicas ou privadas brasileiras. Isso porque é usada como base de classificação dos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Bem como também é usada para classificar os estudantes que tentam obter empréstimo estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, a nota do Enem pode ser usada para aumentar a nota do vestibular, assim como para acesso direto em algumas universidades.

jovem estudante posa sorridente no corredor da universidade com colega ao fundo
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o Enem?

Apesar de ser um processo seletivo governamental, o Enem não tem uma grande lista de pré-requisitos. Em suma, para participar você só precisa ser brasileiro e apresentar documento de identidade e CPF, além de pagar uma taxa de inscrição.

Contudo é importante entender que para que sua nota no Exame seja válida no Prouni, SISU e FIES, você precisa fazer a prova quando estiver formado ou concluindo o Ensino Médio. Os programas governamentais também costumam exigir que a participação no Enem seja em edição recente.

Você até pode fazer o Enem antes de chegar à fase final do Ensino Médio, porém em condição de treineiro. Dessa forma, você pode avaliar o nível de seus conhecimentos, assim se preparando para fazer o Exame quando estiver concluindo a educação básica.

nota alta

Inglês no ENEM

Truques para se dar bem na prova!

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Qual é o cronograma Enem 2025?

Se você quer participar do processo seletivo precisa conhecer bem o cronograma Enem 2025, para não perder nenhuma data importante. Anualmente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lança o edital com o cronograma da edição.

Então veja abaixo o calendário completo atualizado do Enem 2025, e marque na agenda todas as datas importantes para não perder nenhuma:

  • Inscrições: de 05 a 16 de maio;
  • 1º dia de provas: 02 de novembro;
  • 2º dia de provas: 09 de novembro;
  • Divulgação do gabarito em 21 de novembro;
  • Divulgação dos resultados: 13 de janeiro.
Adolescentes fazem prova
Imagem: Freepik

O que cai no Enem 2025?

Para obter uma boa nota você precisa saber o que cai no Enem 2025, e se preparar para as 180 questões objetivas, de múltipla escolha, e a redação. Então veja aqui, como são divididas as provas nos dois dias de processo seletivo, e quais disciplinas são abordadas nas áreas de conhecimento.

1º dia:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação.

2º dia:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Lembrando que as questões das provas abordam conhecimentos adquiridos nos três anos do Ensino Médio e o tema da redação é de atualidade.

Como me inscrever para o Enem 2025?

Para fazer sua inscrição no Enem 2025, você só precisa acessar a página do Enem no portal do INEP, dentro do prazo de inscrição acima mencionado. Veja abaixo como se inscrever em um passo a passo fácil e rápido:

  1. Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
    Página Enem no portal Inep
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Página do Participante;
  3. Na página clique em Entrar com Gov.br;
  4. Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
  5. Preencha os dados solicitados;
  6. Escolha a língua estrangeira de sua prova;
  7. Responda ao Questionário Socioeconômico e finalize sua inscrição;
  8. Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  9. Pronto você está inscrito, agora é só pagar o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 85 para efetivar sua inscrição e se preparar para as provas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.