Curso CC50 de Harvard: Estude Fora Sem Sair de Casa

Se estudar fora já é bom para o currículo, imagine fazer um curso de uma das mais reconhecidas universidades do mundo. Pois você pode, e sem nem sair de casa, graças ao curso CC50 de Harvard, disponibilizado gratuitamente.

Universidade de Harvard
Imagem: Divulgação

Curso CC50 de Harvard

Criado há mais de 10 anos, o CS50: Introdução à Ciência da Computação se tornou um dos cursos online mais populares da Universidade de Harvard. E recentemente o curso foi atualizado com novos conteúdos e uma versão em alta resolução.

Com duração de 11 semanas, o curso de nível iniciante proporciona a seus alunos um amplo aprendizado de ciência da computação e programação. Ao fazer o curso você vai aprender a pensar algoritmicamente, sendo capaz de resolver problemas de programação de forma eficiente.

Para isso, vai estudar conceitos como: estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web. Também vai aprender a trabalhar com diversas linguagens, entre elas: C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.

jovem estuda animada no notebook
Imagem: Freepik

Ao final do curso, que tem carga horária de 70 horas, é preciso apresentar um projeto final de programação. Esse projeto é avaliado pelos três experientes professores de Ciência da Computação de Harvard: David J. Malan, Doug Lloyd e Fábio Yu, que também ministram as aulas.

Os 10 cursos que as 10 pessoas mais RICAS do mundo fizeram

Descobrir!
Você permanecerá no site atual

Curso CC50 de Harvard gratuito para brasileiros

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI) e a Escola do Futuro de Goiás (EFG) firmaram parceria com Harvard, para disponibilizar o curso C50 para brasileiros. Dessa forma, qualquer pessoa acima de 10 anos de idade pode fazer o curso online gratuitamente.

Não é necessário ter inglês fluente para fazer o curso, pois, como o objetivo da parceira é oportunizar o acesso a brasileiros, foram incluídas legendas em português nas aulas. Além disso, na página do curso é possível acessar uma apostila de material complementar.

CC50 de Harvard
Imagem: Fundação Estudar

Aberto para inscrições até dezembro de 2025, o curso é desenvolvido no ambiente virtual original da Universidade de Harvard. Dividido em 10 módulos, além da introdução, o curso CC50 de Harvard tem 25 horas de aulas em vídeo, em conteúdo teórico e estudo de caso.

Todos os alunos do curso que executarem bem os exercícios de aula, e foram aprovados em seu projeto final de programação recebem um certificado de conclusão. Assim como o curso, o diploma tem emissão gratuita pela pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás.

Como se inscrever no curso CC50 de Harvard?

Se você ficou interessado e gostaria de se inscrever para fazer o curso CC50 de Harvard, só precisa acessar o portal da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI). Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever:

  1. Acesse o portal da SECTI clicando aqui;
    SECTI de Goiás
    Imagem: Reprodução
  2. Na lateral esquerda, na seção Formação de Talentos, clique em Introdução à Ciência da Computação da Universidade de Harvard;
  3. No fim da nova página, clique no link que segue: Para fazer a inscrição;
  4. Na página do curso CC50 de Harvard, clique em Cadastrar;
  5. Crie uma conta usando suas redes sociais do Google, ou com seu e-mail;
  6. Em seguida faça login e preencha as informações solicitadas;
  7. Conclua sua inscrição, para ter acesso imediato ao conteúdo do curso;
  8. Pronto, agora é só começar a assistir às aulas.

Por fim, é importante ressaltar, que os alunos têm até seis meses, a partir de sua inscrição, para concluir o curso CC50 de Harvard.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.