Cursos de idiomas gratuitos em SP: Veja como se inscrever

Esta oportunidade de participar de cursos de idiomas gratuitos em SP está imperdível, e claro que trouxemos todos os detalhes aqui! Então, se você quer garantir a sua participação, fique até o final e acompanhe todos os detalhes em torno dessa oportunidade.

5 braços de pessoas aparecem segurando uma bandeira do Reino Unido. Elas participam dos cursos de idiomas gratuitos em SP
Imagem: Reprodução/Freepik

Onde aprender idiomas de graça?

Nos dias atuais, sem dúvida, aprender um novo idioma pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho e na vida pessoal. Entretanto, a boa notícia é que existem diversas opções para quem deseja aprender idiomas de graça.

Plataformas online como Duolingo, Memrise e Busuu oferecem cursos gratuitos em várias línguas. Contudo, hoje a nossa atenção será para as oportunidades dos CELs (Centros de Estudo de Línguas), que frequentemente disponibilizam cursos gratuitos para a comunidade.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= DICAS

titulo= Chat GPT para Estudar Idiomas

desc=  Comandos e Dicas para aprender Grátis!

botao= CONFERIR 

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://neteducacao.com.br/chat-gpt-para-estudar-idiomas/

imagem= https://neteducacao.com.br/wp-content/uploads/2023/10/por-que-o-chatgpt-nao-e-tao-inteligente-quanto-muitos-acreditam.jpg

[/lazy_recomendador]

O que é o CEL?

O CEL, ou Centro de Estudo de Línguas, é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ela tem como objetivo oferecer cursos gratuitos de idiomas aos estudantes da rede pública de ensino.

Com isso, a Secretaria busca proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender uma nova língua. Isso, por sua vez, amplia seus horizontes culturais e as chances no mercado de trabalho.

Um professor de inglês em casa. Ele segura o notebook com uma mão enquanto aponta algo na lousa atrás dele
Imagem: Reprodução/Freepik

Os CELs oferecem cursos em diversos idiomas, como libras, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e até mandarim. Aliás, à frente dos cursos estão professores qualificados, que se baseiam em uma metodologia que facilita o aprendizado de forma eficiente e prática.


Onde fazer curso de inglês gratuito em SP?

No Estado de São Paulo, os CELs são uma das melhores alternativas, oferecendo aulas em várias regiões. Além disso, instituições como o SESC e a Aliança Francesa também oferecem, eventualmente, cursos gratuitos ou a preços simbólicos. 

Quais são as escolas que têm CELs (Centro de Estudo de Línguas)?

Os CELs estão presentes em diversas escolas estaduais de São Paulo. Eles funcionam em parceria com essas escolas, utilizando suas instalações para oferecer cursos de idiomas no turno em que não há aulas. 

Para encontrar uma escola que possui um CEL, basta consultar a lista disponível no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Uma aluna transmite sua aula de um dos cursos de idiomas gratuitos em SP. Ela está sentada na mesa do seu quarto
Imagem: Reprodução/Freepik

Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato diretamente com a Diretoria de Ensino da sua região. A maioria das escolas que frequentemente abrigam CELs, são escolas estaduais em regiões centrais e periféricas, tanto em capitais quanto no interior do estado.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= DICAS

titulo= Por onde começar estudar Inglês?

desc= Saiba aqui por onde começar a estudar o idioma!

botao= EU QUERO SABER 

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://neteducacao.com.br/por-onde-comecar-a-estudar-ingles/

imagem= https://neteducacao.com.br/wp-content/uploads/2023/07/aluna-pensativa-jovem-e-bonita-usando-oculos-e-mochila-segurando-um-livro-e-tocando-o-rosto-com-uma-caneta-e-olhando-para-o-lado-isolado-na-parede-branca-scaled-e1699566897358-350×280.jpg

[/lazy_recomendador]


Como se inscrever nos cursos de idiomas gratuitos em SP?

Para se inscrever nos cursos de idiomas gratuitos nos CELs em São Paulo, é extremamente simples. Primeiramente, você precisa consultar quais são as vagas e instituições que vão oferecer as aulas gratuitas. 

Então, reúna os seguintes documentos: RG, Carteira de Vacinação, Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3×4.

Com os documentos em mãos, basta se dirigir até a escola da sua região que oferece o curso. Na secretaria, indique a intenção de se inscrever na turma e pronto.

Uma menina estudando inglês em sua casa, ao fundo há uma bandeira britânica. A menina está usando o notebook que está na mesa
Imagem: Reprodução/Freepik

Assim, fica claro que hoje existem diversas opções para aprender idiomas gratuitamente em São Paulo. São várias iniciativas e programas acessíveis à população.

Agora que você já sabe dos cursos de idiomas gratuitos em SP, não deixe de procurar uma unidade próxima de você. Lembre-se que o processo de inscrição é simples e pode ser uma ótima porta de entrada para aprender um novo idioma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.