Desafio Rise Global Concederá Bolsas de Estudo para Alunos com Projeto Social; entenda

O já conhecido desafio Rise Global vai selecionar estudantes brasileiros com projetos sociais para ganharem bolsas de estudos vitalícias. Os interessados terão até 25 de janeiro para realizarem as inscrições.

Desafio Rise Global
Desafio Rise Global – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Desafio Rise Global

O Desafio Rise Global 2023 está em busca de jovens brasileiros para conceder bolsas de estudo vitalícia. A iniciativa visa contemplar os estudantes que queiram desenvolver soluções para problemas de seus países e comunidades.

A princípio, as inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 25 de janeiro de 2023, por meio da plataforma site oficial da Rise. Os interessados precisam ter entre 15 e 17 anos e devem apresentar um projeto social com ideias que possam beneficiar o mundo.

O desafio Rise Global já teve em sua lista de vencedores 7 brasileiros, e todos projetos tiveram como base os impactos sociais dentro da comunidade. Por exemplo, um deles destaca o desenvolvimento de um sistema de purificação de água da chuva com uso de materiais naturais sustentáveis.

Detalhes do projeto

O projeto foi direcionado à população que não tem acesso a água limpa; há também um que contempla o oferecimento de rede 4G para famílias carentes da cidade de São Paulo; por fim, uma plataforma online que oferece oportunidades para estudantes de baixa renda.

Os estudantes selecionados vão ganhar uma bolsa de estudos vitalícia, além de receber um suporte individual e flexível de acordo com seus objetivos. Entre os benefícios estão:

  • Aconselhamento e apoio na carreira;
  • Bolsas de ensino superior;
  • Residência de três semanas com outros vencedores do Desafio Rise Global;
  • Equipamentos tecnológicos (laptop ou tablet);
  • Acesso a programas especializados, cursos e outras oportunidades de parceiros Rise;
  • Entrada na rede global de vencedores.

Atualmente, o desafio Rise é promovido por entidades filantrópicas internacionais, como a Schmidt Futures e a Rhodes Trust. Desde a primeira edição, realizada no ano de 2020, o Rise beneficiou mais de 150.000 pessoas, em mais de 170 países.

Além disso, o programa é 100% alinhado com os projetos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4; Educação de qualidade, ODS 10; Redução das desigualdades e ODS 17, além de ter parcerias e meios de implementação.


Inscrições

Como mencionamos, as inscrições abrirão no dia 25 de janeiro de 2023, às 14h59 (hora de Brasília), e os candidatos poderão selecionar os projetos mais adequados a seus interesses, capacidade e disponibilidade de tempo.

Nesse sentido, o desafio Rise 2023 possui três fases: na primeira, os estudantes fazem uma apresentação, através de vídeos, de um projeto individual que demonstre seus talentos e o impacto da proposta em suas comunidades.

Em seguida, serão escolhidos 500 finalistas, que demonstrarem suas motivações, capacidade de resolução de problemas e habilidades de trabalho em equipe em um formato inovador de entrevista.

Por fim, a terceira etapa consiste na seleção de 100 ganhadores que receberão benefícios vitalícios que descrevemos anteriormente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.